Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Witbier é a cerveja do verão

Elaborada com trigo, ela é bem refrescante, por contar com sabores cítricos e condimentados de frutas e especiarias, em especial a laranja e o coentro

Sol, praia, piscina, calor e aquela cerveja gelada. Mas, será que, além das famosas pilsens, existe uma derivação da cerva que é perfeita para os meses mais quentes do ano? De acordo com os sócios da DeBron Bier, Eduardo Farias e Thomé Calmon, a bebida que tem caído no gosto é a Witbier. “Elaborada com trigo, ela é bem refrescante, por contar com sabores cítricos e condimentados de frutas e especiarias, em especial a laranja e o coentro”, afirma Calmon.

Por ser mais leve, a cerveja ainda é excelente para quem não está muito acostumado com estilos mais encorpados de artesanal. “O ardor dado pelo coentro contrasta perfeitamente com o cítrico da laranja. Sendo de baixo amargor, sobressai o gosto frutado e proporciona muita refrescância para quem a bebe”, diz Farias. Por causa das cascas de laranja utilizadas na receita, o aroma é bastante adocicado. “Nós utilizamos a laranja cravo na composição da bebida porque queríamos ressaltar a nossa regionalidade, utilizando uma fruta que é muito consumida aqui”, conclui Calmon.

A Witbier é feita com trigo não maltado e ainda apresenta cevada em sua composição, ideal para ser degustada bem gelada, na beira da praia, com petiscos como frutos do mar. A bebida ainda pode ser harmonizada com saladas.

HISTÓRIA - Criada há mais de 400 anos, quase desapareceu pela produção ter caído em desuso, mas teve seu retorno na década de 50 e, desde então, vem ganhando notoriedade. Conhecida como cerveja branca por possuir uma aparência clara, ela também é turva, devido aos resíduos de levedura que ficam na bebida, que não é filtrada. A sua coloração alaranjada se atribui por ser produzida através do trigo que, ao contrário da cevada, não possui uma casca dura e acaba se misturando facilmente durante o preparo. Cascas de laranja e sementes de coentro presentes na composição tornam o sabor muito leve e refrescante, ideal para ser consumida no verão.

Fonte: 4 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club