Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Abertas as Inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas 2017

O evento ocorre paralelamente ao Festival Brasileiro da Cerveja.

A partir desta segunda-feira, dia 2 de janeiro, cervejeiros de todo o país podem se inscrever na 5ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece entre os dias 4 e 6 de março, em Blumenau/SC. O regulamento completo está disponível aqui.

Neste ano, a grande novidade do concurso será a inclusão de quatro subestilos na categoria Cerveja Brasileira, separada por cervejas que possuem adição de frutas, adição de ervas e especiarias, adição de madeiras e adição de ingredientes brasileiros como lúpulo, malte e levedura. Segundo a organização, a mudança visa valorizar ainda mais os ingredientes do país, já que o concurso é exclusivamente brasileiro.

Com relação à quantidade de participantes, a estimativa da organização é que mais de dois mil rótulos sejam inscritos. “Nossa expectativa para o concurso em 2017 é a melhor possível, já que este ano foi considerado muito bom para cervejas artesanais, com a abertura de novas cervejarias e lançamento de novos rótulos”, conta a coordenadora técnica do Concurso Brasileiro de Cervejas, Amanda Reitenbach. Em 2016, mais de 1,4 mil rótulos concorreram, um acréscimo de 73% com relação a 2015, quando 874 se inscreveram. O número de cervejarias também aumentou. Foram 222 participantes, 63% a mais que no ano anterior.

Outra novidade para 2017 é a premiação promovida pela Agrária (PR), uma das patrocinadoras do Festival Brasileiro da Cerveja. A empresa irá premiar as vencedoras da seguinte forma:

Best of Show Comercial – Placa de Melhor Cerveja Comercial e uma viagem para Alemanha (1 pessoa) em Novembro/2017 para visitar a Feira Brau Beviale, Maltaria Weyermann® e região de Hallertau com todas as despesas pagas pela Agrária.

Best of Show Experimental – Placa de Melhor Cerveja Experimental e uma viagem para Alemanha (1 pessoa) em Novembro/2017 para visitar a Feira Brau Beviale, Maltaria Weyermann® e região de Hallertau com todas as despesas pagas pela Agrária.

1º Colocado Melhor Cervejaria – Placa de Cervejaria do Ano, cheque valendo produtos da Agrária e seus parceiros e uma viagem para Alemanha (1 pessoa) em Novembro/2017 para visitar a Feira Brau Beviale, Maltaria Weyermann® e região de Hallertau com todas as despesas pagas pela Agrária.

2º Colocado Melhor Cervejaria – Cheque valendo Produtos da Agrária e seus parceiros.

3º Colocado Melhor Cervejaria – Cheque valendo produtos da Agrária e seus parceiros.

As inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas 2017 vão até o dia 31 de janeiro e podem ser feitas através deste link. A taxa de inscrição, para cada cerveja inscrita, será de R$200. Já a taxa de inscrição, para cada cerveja inscrita no The Best of Show ou The Best of Show Experimental, será de R$55.

Fonte: Revista da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club