Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O Grande Salto da Cervejaria Leuven em 2017!


A Leuven, cervejaria artesanal de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo promete vir com tudo em 2017! Já no fim do ano passado, a cervejaria adotou um novo posicionamento de marketing, apoiados na mudança dos rótulos que foram desenhados pela agência Flex Interativa, de um dos sócios da empresa (Fernando Godói). A grande sacada e inovação do rótulo é a realidade aumentada, conforme vocês podem assistir no vídeo institucional. Achei sensacional!!! Aqui no Rio de Janeiro você encontra os rótulos na Premium Brands! Para visualizar a Realidade Aumentada nos rótulos, baixe o APP "Cerveja Leuven" no Google Play e na App Store.

Entrevistamos uma das sócias da Leuven, Karin Moraes, que gentilmente topou nosso bate-pronto com dez perguntas, para que possamos conhecer mais a cervejaria, seus projetos, os lançamento para este ano e seu plano de expansão.

Como nasceu a Leuven, ou seja, como surgiu a ideia e depois a concepção da cervejaria? A Leuven nasceu em 2010, fruto do sonho de um dos sócios, Alexandre Godoy.

Além de você a empresa possui mais quantos sócios e quantos funcionários?Entrei na sociedade no final de 2014. A sociedade hoje está dividida entre duas famílias, Barreira e Godoy. No dia-dia da empresa, sou a única sócia com dedicação exclusiva. Temos 13 funcionários e contamos hoje com o super Mestre-cervejeiro Sr. Ilceu Dimer, responsável por ajustes importantes em processos, receitas, novos produtos e novas tecnologias

Como vocês enxergam o mercado de cervejas artesanais hoje e qual a projeção para um futuro próximo? O mercado de cerveja artesanal é muito jovem no Brasil, e em contínua expansão e estamos navegando neste crescimento. Trabalhamos não somente pelo crescimento da Leuven, mas também para disseminar cultura cervejeira, pois é ela q vai nos trazer novos consumidores. A partir do momento que qualquer pessoa começa a consumir cervejas artesanais, entra num mundo de sabores, aromas que faz com ele tenha cada vez mais interesse no assunto. Acaba optando por um ou outro estilo, continua experimentando, até se tornar um hábito, um lazer, um prazer, para si mesmo e/ou para dividir com amigos. Por isso que na minha opinião trata-se de uma tendência crescente de consumo sem volta.

Como lidar nos tempos de crise?Trabalhando muito, mas muito mesmo, com obsessão por qualidade. Nunca estamos satisfeitos ou acomodados. Acreditamos no crescimento do mercado, acreditamos no potencial dos nossos clientes e buscamos parcerias sólidas e de longo prazo. Crescimento contínuo, lado a lado com eles.

Quais as maiores dificuldades no setor de cervejas artesanais?A falta de uma publicidade massiva, como a das grandes cervejarias, traz uma lacuna de conhecimento por parte do consumidor que ainda não experimentou, e em alguns casos, por não ter uma referencia bem estabelecida, acaba não entendendo o que está bebendo. Outro ponto é o preço das cervejas artesanais que, em função da escala e qualidade dos ingredientes usados, acabam sendo mais elevados, além dos elevados impostos. Com isso, as margens são baixas, uma luta.

Qual o conselho ou dica para quem está começando a fazer cerveja ou deseja entrar neste mercado? Estude o mercado de ponta-a-ponta e inclua todas as suas variáveis no fluxo de caixa...Entenda que montar uma cervejaria vai além do sonho de fazer cerveja e envolve toda a gestão de uma empresa.

Um estilo de cerveja? Dark Strong Ale (nós ainda não fizemos, mas faremos!!!)

Cerveja combina com...? Amigos! Vibe boa na certa!!

Quais as próximas novidades da Leuven? Devemos lançar dois estilos novos ainda no 1ª semestre de 2017... além da construção de uma fábrica nova! Em breve divulgaremos as novidades....

Como você define cerveja artesanal? Cerveja Artesanal é mais que uma bebida, é algo para sentir prazer, sabores, aromas, beber sozinho, acompanhado...... é algo que com certeza tornará seus momentos muito melhores!!!! Cheers!!!!

Cervejaria Leuven
http://www.cervejaleuven.com.br/
https://www.facebook.com/cervejaleuven/
Rua São Francisco de Assis, 1321 - Centro - Piracicaba
Tel: (19) 3422-1802

2 comentários:

  1. A minha preocupação é saber qual a qualidade e o controle de cada água utilizada para a fabricação destas cervejas, principalmente as artesanais.

    ResponderExcluir
  2. O controle é total! A produção é séria e supervisionada por especialistas e fiscalizada pelos órgãos competentes.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club