Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Receita do dia: Peru ao molho de cerveja



Ingredientes

1 peru inteiro 
Sal 
Pimenta 
3 dentes de alho 
½ cebola ralada 
Suco de 1 limão 
4 sementes de cardamomo 
200 g de manteiga 
Papel filme 
Papel-alumínio 
Seringa


Molho 
Aparas do peru 
1 colher (sopa) de farinha de trigo 
½ cebola picada 
½ xícara (chá) de alho-poró picado 
1 folha de loro 
Alecrim 
1 garrafa de cerveja 
1 xícara (chá) de cereja 
300 g de minicebolas 
300 g de minicenouras 
300 g de miniabobrinhas 
Sal e açúcar a gosto 
2 copos de água

Modo de preparo

Um dia antes, separe as coxas/sobrecoxas, os dois peitos e o restante (a carcaça) corte em pedaços menores. Tempere com sal, pimenta, cebola ralada, alho moído, suco de limão e quatro sementes de cardamomo amassadas. Coloque tudo numa vasilha, envolva com papel filme e reserve na geladeira.

No dia seguinte, prepare a manteiga clarificada: derreta a manteiga em fogo baixo, cozinhe por uns cinco minutos. Fora do fogo, com uma espumadeira retire toda espuma, ou se preferir passe numa peneira com gaze. Reserve.

Separe a carcaça, e com uma seringa, injete 1/3 da manteiga nos dois peitos, nas coxas e sobrecoxas. Numa panela aqueça 1/3 da manteiga e doure cuidadosamente. Coloque os pedaços numa grade sobre uma assadeira, cubra com papel alumínio e asse no forno preaquecido a 180°C por 35 minutos. Retire do forno e reserve.

Na mesma panela em que dourou os pedaços de peru, doure as aparas, adicione a farinha de trigo, a cebola, o alho-poró, cozinhe por dois minutos, acrescente a folha de loro, um raminho de alecrim, 2 copos de água e cozinhe até reduzir o caldo pela metade. Passe esse caldo numa peneira fina e reserve.

Numa panela, coloque a metade da manteiga restante e refogue as cerejas por alguns minutos, adicione a cerveja, cozinhe por 15 minutos e reserve. Cozinhe os minilegumes, doure no restante da manteiga com uma pitadinha de sal e açúcar. Reserve.

Antes de servir, junte numa panela os pedaços de peru, o caldo, a cerveja com as cerejas, cozinhe por 20 minutos, acerte o tempero e acrescente os minilegumes.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club