Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Grupo cria aplicativo que localiza pontos de venda de cerveja artesanal


A pergunta certa é a mãe das boas ideias, e foi com uma dúvida e um bocado de inquietação que o carioca Gutemberg Motta deu o pontapé inicial no Lupulocalizador. Apesar do nome sugestivo, a invenção não localiza apenas lúpulo, mas a alquimia completa — água, malte, lúpulo, levedura e o que mais permitir a criatividade do cervejeiro.

Gutemberg, que é analista administrativo, formado em Ciências Sociais e Sommelier de Cervejas, indagava-se constantemente onde poderia encontrar boas cervejas. “Quando comecei a fazer essa pergunta repetidamente, me veio uma outra pergunta: ‘se eu tenho essa dificuldade de encontrar, outras pessoas também a têm. Por que eu mesmo não crio a solução?’” E foi a partir daí que ele reuniu os amigos Jefferson Souza, Ricardo Braga e Vitor Mattos (todos da área de informática) e, juntos, criaram a Oficina Radial. O grupo tem a nobre missão de desenvolver um aplicativo que dê conta de responder: Afinal, onde eu bebo aquela breja bacana?

Apresentado durante o Mondial de La Bière Rio deste ano, o Lupulocalizador encontra e apresenta avaliações de estabelecimentos cadastrados que vendem cerveja artesanal. A novidade funciona com localização por GPS e navegação por mapas, podendo localizar o bar, loja ou restaurante mais próximo do usuário. Também é possível encontrar o estabelecimento por estado, avaliá-lo, sugerir novos pontos, fazer check-in, entre outras funcionalidades. A avaliação é feita tendo como base os seguintes itens (de uma a cinco estrelas): ambiente/higiene, nível de sofisticação, atendimento/serviço, variedade de cerveja e comidas/petiscos.


Para versões futuras do aplicativo, os idealizadores prometem melhorias, como a inclusão de locais visitados recentemente pelo usuário, fotos e horários de funcionamento dos estabelecimentos, comentários e sugestões de alterações.

Até agora, há aproximadamente 500 estabelecimentos (entre lojas especializadas, bares e restaurantes) cadastrados, cobrindo todos os estados, exceto o Tocantins. Vale lembrar que a plataforma é colaborativa, portanto, se você quer incluir algum ponto de venda, basta entrar em contato com a Oficina Radial. O app está em desenvolvimento, mas sua versão Beta já está disponível para download através da Apple Store e do Google Play. E aí, onde será o happy hour?

Fonte: Revista da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club