Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Festival Móbile exibe mais 11 filmes e debate música e cerveja



Mais 11 filmes serão exibidos nesta quarta-feira, segundo dia das mostras de curtas do Festival Móbile, em João Pessoa. As exibições serão no Cine Aruanda, na UFPB. A entrada é gratuita. A programação de hoje também contará com palestras e debates, no Móbile Café, no Centro da Capital.

A partir das 16h, haverá debate sobre o tema ‘Produção e circulação da música paraibana’. Os debatedores serão Arthur Pessoa (Músico, produtor, integrante da Cabruêra), André Cananéa (Jornalista, editor de cultura do Jornal da Paraíba), Daniel Jesi (Músico, produtor musical no Estúdio Mutuca, integrante da banda Burro Morto) e Léo Antunes (Jornalista e produtor do Sonido Projeto).

Já às 17h, também no Móbile Café, destaque para a palestra sobre ‘Independência gelada: Cerveja artesanal, uma alternativa empreendedora’, com Kriterson Reinaldo, Lucas Miranda e Dimitri Albuquerque.

Professor Adjunto da UFPB. Cervejeiro, Kriterson Reinaldo fez cursos de cerveja artesanal na Escola Superior de Cerveja e Malte (Blumenau) e na cervejaria Bodebrown (Curitiba). Desenvolve pesquisas em técnicas de técnicas de adição de frutas regionais em formulações de cervejas.

Lucas Miranda e Dimitri Albuquerque são engenheiros químicos com mestrado em andamento, experiência prática com produção de cerveja artesanal. Sócios proprietários da cerveja Artesanal Turmalina.

Os filmes desta quarta-feira serão exibidos em duas mostras, a Paraibando e a Verde-Maduro, a partir das 18h. A mostra ‘Paraibando’ reúne curtas de até 20 minutos de duração de realizadores do Estado. Já a mostra ‘Verde-Maduro’ é direcionada para jovens realizadores e suas primeiras produções. Abaixo, a programação de hoje:

Dia 2 – Quarta-Feira

MOSTRA VERDE-MADURO

Utopia

Direção: Jonathan de Queiroz

4’10” (Ficção)

O Cão

Direção: Edson Izidro e Uégilys Keyllor

10’07” (Experimental)

Quero fazer um filme para inscrever em festival

Direção: Edson Izidro

10’50” (Experimental)

Yuri Barros – O príncipe das ondas

Direção: Ismael Farias

4’10” (Documentário)

Sobremesa

Direção: Ali Cagliani

3’31” (Experimental)

MOSTRA PARAIBANDO

No Rastro da Espoleta 3

Direção: Bonerges Guedes e Vinicius Guedes

16’09” (Ficção)

Todas as coisas que eu não te disse

Direção: Carolinne Taveira

16’00” (Ficção)

INSOSSO

Direção: Uégillys Keyllor Mauricio da Silva

17′ 40″ (Ficção)

O Terceiro Prato

Direção: Pablo Maia

20’00” (Ficção)

Pirataria

Direção: Alexandre Macedo e Pedro Osmar

13’00” (Documentário)

Epitácio

Direção: Leonardo Gonçalves, Caio Queiroz, Mariana Dutra

14’43” (Documentário)

Música

Muita música e cinema no Festival Móbile 2015, que acontecerá entre os dias 1 e 5 de dezembro, com o tema “Organismos em Movimento”. O evento trará uma programação com debates, palestras, intervenções artísticas, mostras audiovisuais e shows.

Serão atrações da sexta-feira, dia 4: Vieira, Hugo dos Santos (PI), Troça Harmônica, Chico Correa e Electronic Band, Barruada – Val Donato e Cátia de França,Os Gonzagas e Johnny Hooker.

Valmer, Malaquias em Perigo, Paudedáemdoido, Cabruêra, Mombojó e Academia da Berlinda são as atrações do sábado, dia 5. Todos os shows ocorrem no Conventinho, no Centro Histórico de João Pessoa.

A venda de ingressos continua, inclusive pela Internet. Garanta os seus ingressos no site Sympla, e também no Sebo Cultural, Shopping Sul e Business Center.

Fonte: Mais PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club