Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Birra del Borgo Extra Re Ale - Degustação nº 409



Este exemplar é uma diferente versão de um dos rótulos mais conhecidos da cervejaria, o ReAle. Porém, essa versão conta com diferentes lúpulos e também em maior quantidade. Apesar de ser classificada pela própria cervejaria como uma American Pale Ale, a presença abundante de lúpulos foi responsável pela medalha de ouro conquistada por essa cerveja no European Beer Star na Categoria India Pale Ale, além de eleita a Best Beer pela Slow Food.

Cervejaria: Birra del Borgo
Origem: Itália
ABV(%): 6,4
IBU: 75
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo claro. Sua espuma de cor branca, apresentou enorme formação, persistência e bom belgian lace no copo. 

No aroma, o malte remete a cereais. O lúpulo está presente de forma intensa e é herbal, bastante cítrico, perfumado, com notas de maracujá, lima e grapefruit. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. No sabor leve dulçor, leve salgado e amargor pronunciado.

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Corpo leve, textura macia e rescência alta. Cerveja com ótimo drinkability. Muito boa! Complexa, porém ao mesmo tempo bem refrescante.

Salute!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club