Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Três cervejas para brindar o Natal e Ano Novo


Sommelier de cervejas seleciona alguns rótulos para harmonizar com o cardápio das festas de final de ano.


Que tal mudar os conceitos e brindar o Natal e o Ano Novo com uma cerveja artesanal? Com as proximidades das duas comemorações mais aguardadas do ano, os preparativos para o jantar que irá reunir toda a família e entes queridos já começam. Para deixar esses momentos de confraternização mais especiais, uma boa opção, além dos tradicionais espumantes, é a cerveja. O sommelier da Bierland, cervejaria artesanal de Blumenau, Yuri Holbrich, dá algumas sugestões de pratos e três opções de cervejas que combinam muito bem com cada um. Confira:

Bierland Weizen – Harmoniza com salpicão de frango. Segundo Yuri, a carne de frango, suave, em conjunto com os temperos como pimentões, salsão e pimenta, e frutas, como maçã verde, abacaxi e cereja, harmonizam perfeitamente com a cerveja. “A Bierland Weizen é uma cerveja de trigo, de alta fermentação, leve e refrescante, com notas sutis de frutas e condimentos, que forma um ótimo par com esse prato”.

Bierland Belgian Blond Ale – Harmoniza com chester ou peru à Califórnia. A leveza da carne, juntamente com o agridoce dos condimentos e das frutas, harmoniza com as características da desta cerveja de alta fermentação, inspirada na escola Belga. “O leve aroma de malte harmoniza com o caramelizado da carne, já as notas condimentadass e frutadas combinam devido à semelhança com os temperos e frutas utilizadas no preparo, enquanto o sutil amargor serve de suporte proporciona equilíbrio a estes tradicionais pratos natalinos”, explica o sommelier. 

Bierland Bock – Harmoniza com pavê de chocolate com nozes e chocotone. De acordo com Yuri, o dulçor das sobremesas a base de chocolate harmoniza muito bem com cervejas que levam maltes torrados em sua composição. Por isso, ele indica a Bierland Bock, uma cerveja rica em aromas de malte e notas tostadas e sabor equilibrado entre a doçura e torrado, que remetem ao cacau, chocolate e eventuais traços de nozes e avelãs.

Bierland

Localizada em Blumenau (SC), a cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Foi inaugurada em agosto de 2003, e traduzindo do alemão, o nome significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à cidade onde está localizada. Atualmente a Bierland produz 12 cervejas entre as de linha e sazonais. Entre as cervejas de linha estão a Pilsen, Weizen, English Pale Ale, American Red Ale, Vienna, Belgian Blond Ale, Russian Imperial Stout, Strong Golden Ale, e American IPA. As sazonais são a Bock e a Blumenau.

Em doze anos de atividades, a Bierland já é uma das cervejarias artesanais mais reconhecidas do Brasil. Ao todo, são 93 premiações, em competições nacionais e internacionais, como o International Beer Challenge, World Beer Awards, Concurso Brasileiro de Cervejas, South Beer Cup, Copa Cervezas de America, entre outros. Em setembro, a Bierland foi eleita a Cervejaria do Ano da América do Sul, pelo International Beer Challenge 2015 – Desafio Internacional da Cerveja. “São premiações que, além de atestarem a excelência de nossos produtos, contribuem para a evolução permanente da cultura cervejeira em nosso país”, afirma Krueger.

Para o sócio, as cervejas da Bierland são frutos do trabalho intenso de uma equipe comprometida com a qualidade. “Nossas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, tais como alemã, belga, inglesa e norte americana, acrescentadas de uma dose de criatividade e ousadia que traz personalidade a cada uma delas”, destaca Krueger.

As bebidas da cervejaria blumenauense podem ser encontradas em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal e alguns estados do Norte e Nordeste do país, como Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia.

Acompanhe a Bierland!


Fonte: Presse Comunicação Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club