Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Maredsous Tripel - Degustação nº 638


Maredsous Tripel é também conhecida como Maredsous 10 pelo teor alcoólico. Uma autêntica cerveja belga de abadia do estilo Tripel, com aroma complexo e paladar rico.

Cervejaria: Brouwerij Duvel Moortgat
Origem: Breendonk-Puurs (Bélgica)
ABV(%): 10
Estilo: Belgian Tripel
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração âmbar médio, com corpo turvo. Sua espuma de cor de bege apresentou média formação e persistência, com uma boa transição de renda no copo. 

No nariz malte remetendo a cereal e caramelo. Aroma frutado com notas de damasco, pêssego, frutas amarelas e especiarias. A percepção do álcool é evidente, mas não atrapalha o conjunto. No sabor frutado o dulçor é moderado seguido de levíssimo amargor.

O retrogosto é duradouro e levemente adocicado. Corpo médio e carbonatação mediana. A cerveja tem baixo drinkability. Muito boa!

Santeie peye!
Luiz Araújo

2 comentários:

  1. Fiquei confuso com o "baixo drinkability". Pela análise, julguei que o desfecho seria o contrário, inclusive combinando com o "Muito boa!" Final.

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávio!
    Obrigado por seguir o Blog e por comentar aqui na página. A questão do drinkability não está diretamente ligada a questão da cerveja ser boa ou não. Na verdade, este termo significa a facilidade de beber a cerveja, ou seja, está mais ligado a quantidade de copos ou doses que você beberia. Um exemplo: uma cerveja do tipo pilsen, mesmo que você não considere como muito boa terá um alto drinkability, em função das suas características que a deixam mais leve e refrescante. As cervejas mais ácidas e secas, também costumam ter alto drinkability. Por outro lado, as cervejas mais potentes, com alto teor alcoólico, as mais adocicadas, costumam ter menor drinkability. Mas há execeções para ambos os aldos! Espero ter ajudado a esclarecer um pouco a questão.

    Forte abraço!
    Luiz Araújo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club