Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Chimay Blue Cap - Degustação nº 643


O nome Chimay provém de uma cidade localizada na Bélgica, onde monges trapistas de uma famosa abadia, a Notre Dame de Scourtmont, desenvolveram e comercializaram cervejas artesanais a fim de apoiar o emprego naquela região. A produção começou em 1852 pelos monges da cidade, fabricando a cerveja de acordo com as suas tradições locais.

Eles começaram produzindo a Chimay Première, sendo que em 1948 foi criada a Red Chimay, a partir das células da levedura que foram isoladas graças ao padre Theodore. Neste mesmo ano, foi criada a cerveja de Natal, que mais tarde tornou-se a Chimay Blue. Atualmente, são as cervejas trapistas mais vendidas e reconhecidas do mundo, presentes em mais de 50 países.

Além das cervejas a abadia produz 7 tipos de queijos, todos harmonizáveis com as bebidas ali produzidas. Os produtos trapistas seguem rígida norma de fabricação e venda, recebendo assim um selo de “origem”.

Cervejaria: Chimay
Origem: Baileux (Bélgica)
ABV(%): 9
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro e corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou pequena formação, baixa persistência, com uma justa transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo, toffe, chocolate e tostado. Aroma frutado, sendo percebida a presença de frutas escuras, ameixa e uva passa. Álcool bem inserido. O sabor é adocicado e com baixo amargor, com presença de caramelo, tostado, frutas secas e uva passa.

O aftertaste é duradouro e levemente adocicado. Cerveja com bom corpo, média carbonatação. Não é uma cerveja com alto drinkability, mas ótima para degustar. Muito boa!

Santeie peye!
Luiz Araújo

2 comentários:

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club