O Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) vai sediar o 2º Food Truck Festival Campos, evento de comidas de sabores especiais, elaboradas sobre caminhões modificados, equipados com cozinhas compactas. O Festival, que vem se consolidando em cidades turísticas, será realizado nos dias 02, 03, e 04 de setembro com entrada franca. No primeiro dia (sexta-feira), o funcionamento será das 17h às 23h, e no sábado e domingo, entre 12h e 23h. Os detalhes do evento foram anunciados nesta quarta-feira (01) durante reunião realizada no Cepop entre os organizadores, microempreendedores participantes do evento e gestores da Prefeitura de Campos. O presidente da Codemca (Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos), Wainer Teixeira, destacou a importância do evento para a economia em tempos de crise econômica.
- Quando a Prefeita Rosinha me convidou para implementar o Festival de Petiscos, no início dos trabalhos, percebi que Campos tinha muito potencial para o setor da gastronomia. O Festival de Petiscos do Farol está consolidado; o Polo Gastronômico de Goitacazes também, e o primeiro Festival Gastronômico de Campos já vai para sua segunda edição - observa Wainer Teixeira.
Além das comidas rápidas (fast food), o Food Truck Festival Campos terá alguns diferenciais, em relação aos festivais do ramo, como o de Blumenau (SC), porque também serão comercializados lanches e doces especiais como os itens da culinária gourmet, que são elaborados de maneira criteriosa, com ingredientes selecionados, preparados com toque de arte, de bela apresentação e sabores marcantes.
Nesta linha de alimentos da culinária gourmet, o público vai conhecer por exemplo os hambúrgueres gourmet, como o da marca Autêntico, criado pelo jovem engenheiro de produção, Rafael Fernandes, que comercializa hambúrgueres com pães especiais, carnes frescas de churrasco, frango com linguiça, entre outros. Outro diferencial do Food Truck Festival Campos está nos doces, importante vocação do município. Os doces artesanais de origens portuguesa, italiana, francesa e doces da influência afro, que surgiram nas senzalas, produzidos por profissionais da culinária como Dayse Souza Cruz, especialista em chocolateria e doces artesanais finos; Paula Casimiro, da Deleite, especialista em cup cakes.
- É interessante observamos que o Food Truck surgiu em um momento de crise financeira, durante a segunda guerra. Nos Estados Unidos, não chegavam alimentos nos subúrbios das cidades e, então, surgiu a ideia de montar lanchonetes sobre caminhões para comercializar alimentos nos locais onde a crise penalizava duramente as pessoas com falta de comida. O tempo passou, a crise passou e a ideia prosperou, sendo uma atividade rentável, importante para a economia em muitas cidades do mundo. Aqui no Cepop tem as instalações ideais para abrigar evento dessa natureza, com funcionalidade para os veículos e comodidade para o público, destaca a presidente da FCJOL - Patrícia Cordeiro.
Devido ao sucesso da primeira edição do Festival, realizado em março deste ano, a empresa Flash Eventos, organizadora do evento, bem como microempreendedores participantes do evento, solicitaram apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Após apresentação dos números do primeiro evento para o presidente da Codemca, Wainer Teixeira, e para a presidente da FCJOL. Patrícia Cordeiro, as empresárias Carolina Gomes Herzog e Mariana Batista Rangel acordaram em fazer a utilização do Cepop, de portões abertos, e na contrapartida vão receber o apoio de logística e de recursos humanos da Codemca e apoio da FCJOL para as atividades culturais.
- Queremos agradecer à Codemca e à Fundação Jornalista Oswaldo Lima pelo apoio. Precisávamos de uma espaço dessa magnitude porque o primeiro Food Truck nos surpreendeu com público de 30 mil pessoas em três dias, e muita gente de cidades distantes não conseguiu chegar a tempo. Na primeira edição, tivemos a participação de 27 food trucks e oito ikes (bicicletas especiais para lanches), e ao final muitas pessoas nos procuraram depois do sucesso do 1º Festival Food Truck, interessado em entrar no ramo. Acreditamos que, nesta edição, vamos superar as expectativas. O Cepop é um espaço amplo e oferece uma ótima estrutura-, destacou Carolina Herzog.
Fonte: Prefeitura de Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club