Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tupiniquim Rye Pale Ale - Degustação nº 576


Durante a criação das cervejas, o mestre cervejeiro pode utilizar diferentes grãos para criar suas receitas e buscar nesses ingredientes propriedades exclusivas que, no final, conferem uma degustação única. Os grãos mais comuns e utilizados na composição das cervejas são: cevada, trigo, centeio, arroz e milho. No caso da Tupiniquim Rye Pale Ale, 40% dos maltes utilizados na receita base são de centeio, combinado com malte de cevada. Ganhadora da medalha de prata na categoria Rye Beer no Festival Brasileiro da Cerveja 2016.

Cervejaria: Tupiniquim
País: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 58
IBU: 60
Estilo: Rye Beer
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração dourada, com leve turbidez a frio. Sua espuma de cor branca apresentou ótima formação e persistência, além de boa transição de renda no copo.

No aroma, o malte com média intensidade remete a pão e cereias. O lúpulo forneceu um caráter cítrico e perfumado a cerveja, que apresentou notas de maracujá. O sabor acompanha o aroma com dulçor leve e amargor marcante. 

O final é duradouro, amargo e seco. A cerveja tem corpo médio-baixo e alta carbonatação. Boa cerveja!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club