Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

La Trappe Dubbel - Degustação nº 559


Parte da seleta ordem de cervejas produzidas pela supervisão dos monges trapistas, a La Trappe foi o primeiro mosteiro fora da Bélgica a ter autorização para utilizar o selo das cervejas trapistas. A La Trappe Dubbel é uma cerveja holandesa que está entre as cervejas da marca La Trappe da cervejaria De Koningshoeven. A fabricante possui fama internacional por suas cervejas La Trappe, que estão entre as melhores do mundo na família Ale. 

Cervejaria: De Koningshoeven
Origem: Berkel-Enschot (Holanda)
ABV(%): 7,0
Estilo: Belgian Dubbel
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de cor castanho escuro, com tons avermelhado, corpo turvo e calmo. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação e persistência, com uma justa transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo, tostado e chocolate. Presença de ésteres frutados remetendo a frutas secas, ameixa seca e uva passa. Com os 7,0 % ABV, a percepção do álcool fica evidente ao aproximar o copo do nariz, mas não atrapalha o conjunto. O sabor é  adocicado e acompanha o aroma. O amargor é baixo. 

O aftertaste é duradouro, prevalecendo a sensação de dulçor sobre o leve amargor. O corpo é médio-alto, a textura oleosa e a carbonatação mediana. Cerveja com drinkability moderado. Muito boa!

Santeie peye!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club