Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Deuce - Degustação nº 581


A Deuce tem maturação de 10 semanas, e, após a primeira fermentação, a cerveja é engarrafada e submetida a uma segunda fermentação dentro da própria garrafa, não sendo submetida aos processos de filtragem e pasteurização. Lançada no início de 2014 pelo belga erradicado no Rio, Xavier Depuydt, a cerveja teve que promover alterações no rótulo, como a mudança para a cor amarelo para se diferenciar da Duvel, visto que esta alegava que estava sendo copiada em vários aspectos. A disputa chegou as vias judicias. 

Cervejaria: Brasserie L'Avenir
Origem: Bélgica
ABV(%): 8,5
Estilo: Belgian Gold Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de cor dourada, com corpo levemente turvo e calmo. Sua espuma de cor branca apresentou ótima formação, cremosa e duradoura, com uma boa transição de renda no copo e ausência de partículas.

No aroma o malte remete a cereias e pão e percebe-se ainda notas frutadas e cítricas, como laranja, por exemplo. Apesar dos 8,5 %, a percepção do álcool é equilibrada ao aproximar o copo do nariz. No sabor o dulçor se sobressai. 

O aftertaste é duradouro e adocicado. O corpo é médio-baixo e a carbonatação é média. Boa cerveja!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club