Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Tupiniquim Mini Kilt - Degustação nº 570


Originalmente, o estilo tinha pouco álcool e pouco lúpulo. Isso porque o lúpulo não era plantado em regiões escocesas, então sua importação causava um aumento significativo no valor da cerveja. Outra questão importante é que, na época, a graduação alcoólica era uma forma de cobrança de imposto. Quanto mais alcoólica era a bebida, mais taxas deveriam ser pagas. Isso definia, de certa forma, a variação dos estilos conforme o valor da taxa a ser paga. O nome Mini Kilt aparece em homenagem ao traje típico escocês masculino, a famosa saia utilizada pelos escoceses. A criação tem tudo a ver com a Tupiniquim. A marca tem o nome derivado das tribos indígenas, trazendo em sua essência a cultura de seu povo. A Arara Azul reforça a identidade da cervejaria com um animal genuinamente brasileiro.

Cervajaria: Tupiniquim
Origem: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 3,9
Estilo: Scottish
Embalagem: Garrafa 310 ml

É uma cerveja de coloração castanho com tons avermelhados e levemente turva. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação, cremosa e persistente, com boa transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a caramelo, toffe e tostado. No sabor, o dulçor se sobressai ao leve amargor.

O aftertaste é médio e levemente amargo. Corpo leve, carbonatação mediana.  A cerveja tem alto drinkability!


Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club