Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Venha curtir as atrações do Mercado Cervejeiro no Jardim Canadá

A inauguração oficial para o público ocorre hoje dia 13 de setembro

A cerveja artesanal é a estrela no novíssimo Mercado Cervejeiro (MC), novo point para o público que a valoriza e aprecia uma gastronomia de qualidade. Localizado no bairro Jardim Canadá, o MC apresenta estandes de grandes cervejarias mineiras, uma ótima seleção de restaurantes, além de feira de produtos orgânicos, artesanato, design, espaço kids e atrações musicais e culturais para entreter adultos e crianças.

O Mercado Cervejeiro possui ao todo 1.500 metros quadrados com 21 estandes, entre cervejarias e restaurantes e com capacidade de circulação de mil pessoas simultaneamente. O critério de escolha dos membros gastronômicos foi a diversidade no cardápio e as possibilidades de harmonização com as cervejas artesanais. Foram selecionados restaurantes com uma proposta de valor alinhada à culinária tradicional, seguindo a linha de tira gosto de boteco. Já o critério das cervejarias, foi por qualidade de seus produtos e reputação no mercado.

As atrações do MC são as cervejarias Krug Bier, Capa Preta, Koala, Cerveja Vinil, Falke , Cervejaria Küd, Albanos, Prussia Bier, Trinca e Casa O.L.E.C. A parte gastronômica apresenta também uma ótima variedade com os restaurantes Vegan’s2Go (vegano), Pizza Sur (pizzas e empanadas argentinas), Black Burguer (hambúrgueres artesanais), Bem Bolados (bolinhos diversos), Casa Biondini (cozinha italiana), Macello Crepaldi (boutique e restaurante de carnes), Black Marlin (frutos do mar), Blu Bakehouse (café e pães artesanais) e Coletivo (comida de buteco), Old Fashion (drinks) e Empório Paraíso (adega).

Outro destaque é a realização de uma feira no entorno do MC com produtores da região, em parceria com a plataforma Fazendinha em Casa e Mercado Cria, com produtos alimentícios, de artesanato e design. Nos primeiros meses de funcionamento, o Mercado Cervejeiro abrirá as portas de quinta a sábado, de 11h às 23h, aos domingos, das 11h às 18h e ainda de segunda a quarta, caso haja realização de eventos.

O sistema de pagamento é semelhante ao dos tradicionais mercados europeus - onde existe um caixa único com modelo de crédito em cartão próprio do Mercado Cervejeiro, além de espaço kids, segurança e conforto. A expectativa inicial de público é de 15 mil pessoas mensalmente. Os próximos passos preveem a criação de uma webrádio do mercado, oficinas de artes, espetáculos infantis, workshops sobre produção de cervejas, exposições de artes, shows musicais e teatrais.

“As melhores cervejarias em um mesmo espaço fixo, acolhedor e seguro para que o público possa usufruir deste universo tão vasto, interessante e surpreendente que é o mundo cervejeiro. Esse é o sonho que agora se concretiza. Poder oferecer uma variedade de cervejas artesanais em um ambiente simples, agradável, com cara de mercado, com preços justos e com uma programação cultural qualificada”, explica a idealizadora do Mercado Cervejeiro, a empresária Fernanda Ribeiro Massote.

Fernanda Ribeiro Massote é formada em Tecnologia em Gastronomia pela Estácio de Sá, Sommelier pela ABS Minas, com MBA em gestão de negócios pela UNA BH e já é proprietária de uma distribuidora de produtos para panificação. Uma das propostas do empreendimento é também fomentar cursos e eventos na área da gastronomia, com grande destaque em cerveja e panificação.

Projeto
O projeto arquitetônico é de Fabiano Monteiro de Barros, com foco em resgatar a ideia dos antigos mercados, que sempre fizeram parte dos grandes centros urbanos. O desenho convida as pessoas a entrar por um grande hall de acesso, com amplo espaço de convivência rodeado pelos estandes de comidas e bebidas. Uma das premissas do projeto é seu planejamento ecológico, ressaltando o uso de materiais e técnicas construtivas de baixo impacto ambiental e uso de técnicas sustentáveis.

Como exemplo, foi detalhadamente pensado o aproveitamento da luz natural. Parte do telhado do prédio foi projetado com telhas translúcidas para alcançar este objetivo e, usou-se também, parte dos cerca de 900 m² do telhado para captação de água de chuva, que será armazenada em depósitos subterrâneos para uso nos sanitários e áreas de jardim do prédio.

“Esse foi um dos motivos para o uso do tijolo ecológico, que não leva a queima em seu processo de cura, produzindo menos emissão de gases de efeito estufa - GEE para a atmosfera, além de lembrar, através de sua textura marcante, das grandes construções do século passado, como, por exemplo, a antiga e restaurada fábrica da Heineken na Holanda. Foi também buscando reforçar a premissa da sustentabilidade que usamos algumas técnicas para o conforto térmico dos ocupantes como a ventilação cruzada, que força a entrada de ar frio através de janelas instaladas por quase toda extensão do prédio, e expulsa ar quente gerado naturalmente pelos lanternins localizados no telhado construído com telhas sanduíche”, destaca o arquiteto responsável. 

Mercado Cervejeiro
Endereço: Avenida Montreal, 232, esquina com Rua Ontário – Jardim Canadá – Nova Lima
Horário de funcionamento: quinta a sábado, de 11h às 23h e aos domingos, das 11h às 18h
Formas de pagamento: dinheiro e principais bandeiras de cartões
Capacidade: 1.000 pessoas – 350 pessoas sentadas
Telefone: (31) 3581-3187

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club