Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FICC 2018 vai movimentar mais de R$ 5 milhões na economia de Belo Horizonte

Cervejarias de Minas Gerais e de todo país apresentam seus melhores e mais novos produtos para o público. Fotos de Felipe Lessa 

Diversão, música, alegria, ótima gastronomia e as melhores cervejas artesanais disponíveis hoje no mercado são as grandes atrações da 4ª edição do Festival Internacional de Cultura de Cerveja (FICC 2018), mas não são as únicas. As oportunidades de negócios, assim como a realização do 4º Congresso Internacional de Cerveja e Cultura e dos concursos Homebrew e de Prateleira também estimulam o desenvolvimento do mercado e o estímulo para seu crescimento econômico.

Os sócios da Play Cultural, idealizadores do FICC, estimam uma movimentação na cifra de R$ 5 milhões nos dois dias de evento, entre as vendas e também negociações entre fornecedores e compradores de todo o país que veem a Belo Horizonte para conhecer as novidades. Para algumas cervejarias, é a oportunidade perfeita para abrir novos mercados consumidores e ampliar seus pontos de venda. José Nilson, sócio da Dünn Cervejaria, por exemplo, vê com extrema importância a participação de sua marca no FICC.

“Este evento recebe as grandes cervejarias e seus produtos e é uma excelente oportunidade de negócios, de abrir o mercado e mostrar rótulos de qualidade para Minas e todo o Brasil. Nós estamos no roteiro mundial de cervejas e temos produtos de altíssima qualidade para oferecer. Nós, que estamos no Mercado Central, aproveitamos a chance de participar de eventos deste porte que valorizam a qualidade dos produtos mineiros. É essencial para o nosso desenvolvimento”, comenta.

João Roberto Pires, gerente comercial da Cervejaria Backer reitera a importância de estar presente no FICC. “Este é um dos festivais que já possui uma raiz no circuito cervejeiro e nos sentimos lisonjeados de estarmos presentes em todas as edições. Esta nova edição chega em um espaço diferenciado no Mineirão e nos dividimos em nove pontos diferentes para mostrar todo o portfólio de cervejas que temos a oferecer”.

Assim como seus colegas, Rodolfo Viana, diretor comercial da Krug Bier, está com grandes expectativas quanto a esta edição e estima uma venda superior a cinco mil litros nos dois dias do festival. A Krug também criou promoções para os clientes e uma homenagem especial. “Como todos sabem, fizemos uma parceria com a banda Tianastácia para o lançamento de uma cerveja com seu nome. A Golden Ale é sucesso de vendas e, para comemorar, vamos fazer uma ação promocional. Quem comprar dois chopes de 500 ml da Tianastácia, vai ganhar um copo exclusivo da cerveja”, explica. A Krug também irá homenagear os integrantes da banda, durante o FICC, com um prêmio pelas mais de 150 mil garrafas vendidas.

“É importante sempre deixar claro que é nosso foco gerar novos negócios com a realização do FICC; colocar Minas Gerais no calendário oficial de eventos de cerveja; divulgar prêmios e conquistas do seguimento que cresce cerca de 17% ao ano; abrir diálogos que possibilitem investimentos a curto e longo prazo, através de discussões políticas com líderes de governo, visando o fortalecimento da indústria local; gerar espaço para exposição de grandes marcas nacionais e internacionais, para um contato direto com o público; valorizar nossos produtos, atraindo a cada edição um número maior de visitantes e ainda gerar uma opção de lazer ao turista, oferecendo o que há de melhor na nossa cultura”, reforça Diogo Kfoury, idealizador do evento.

Sobre o FICC
O Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) nasceu em 2015, da percepção da necessidade de se criar um evento internacional de cervejas artesanais, no formato de feira, para fomentar o setor, atrair investimentos e possibilitar um contato direto do público com os melhores produtos do mercado. Desde sua primeira edição, o FICC tem o cuidado de abrir portas e debates que possibilitem o crescimento do setor cervejeiro e cultural.

A expectativa para este ano é superar os números das edições anteriores com mais de 1000 (mil) rótulos de cervejas artesanais premium, espalhadas por 100 estandes de grandes cervejarias, além - é claro - dos melhores nomes da gastronomia e atrações circenses e culturais para encantar adultos e crianças.

O FICC conta com produtos típicos de Minas, centenas de rótulos de cerveja, gastronomia variada e cultura, representados em uma viagem cenográfica que sempre representa o grande homenageado da edição. Em 2015, a Inglaterra foi a escolhida, sendo acompanhada do Reino Unido em 2016 e a Bélgica em 2017. A Alemanha é o país escolhido este ano pela sua representatividade e respeitabilidade na cultura cervejeira mundial.

“Esta quarta edição do FICC promete novos rótulos, novas bandas e um novo formato, mas com o mesmo compromisso de fomentar debates e o conhecimento acerca da cerveja com segurança, conforto e qualidade em nível internacional. Nosso objetivo continua sendo estimular o turismo, atraindo público especializado, por meio da realização de um congresso técnico, concurso de prateleiras, feira com diversas cervejarias e estilos de cerveja, rótulos nacionais e internacionais, além de atrações musicais, circenses e culturais de forma geral”, finaliza Diogo Kfoury.

Alguns números do FICC
Para 2018, espera-se a participação de 100 cervejarias e dezenas de restaurantes, além de artistas, lojas e fornecedores variados.


4ª Edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC)
Data: 29 e 30 de setembro de 2018 (sábado e domingo)
Local: Estacionamento do Mineirão - Pampulha
Horário de funcionamento: 10h às 22 horas
Mais informações: (31) 2511-4016

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club