Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Búzios Forno: Estilo Irish Red Ale é a aposta da cervejaria para o Mondial de La Bière 2018


Presente pela quarta vez no Mondial de La Bière, evento que acontece de 05 a 09 de setembro, no Píer Mauá, a Cervejaria Búzios apresenta ao público seu oitavo rótulo, a Búzios Forno. Trata-se de uma Irish Red Ale, com tom avermelhado e, como todos os outros lançamentos da marca, também foi inspirada em uma praia do famoso balneário, no caso, a Praia do Forno.

A cor avermelhada da praia foi o ponto de partida para o casal Vera e Luiz Rogério Rodrigues, donos da Cervejaria. Nasceu então a primeira cerveja da Escola Inglesa da marca, com lúpulos terrosos, cor vermelho acobreado, amargor médio e equilibrado. 

A “cerveja da paixão” também será o tema da decoração do estande no evento cervejeiro. Ele ocupará um espaço de 18m², no Armazém 3. Além da novidade, o público do festival encontrará os outros sete rótulos da Búzios, a artesanal mais premiada do nosso estado, e que acumula várias medalhas de ouro, prata e bronze, em campeonatos internacionais. Seu DNA criterioso, mas leve e despretencioso, fez a Brigitte, por exemplo, chegou ao 6° prêmio internacional com medalha de prata do World Beer Awards de 2018, em Londres. Nesta mesma premiação a Ferradura conquistou a 2° medalha do ano também com a prata. Já a Armação ganhou sua 3°, ficando com o bronze.

Lista completa de todos os rótulos:

1. Cerveja Búzios Armação – Estilo Boehmian Pilsner;
2. Cerveja Búzios Geribá – Estilo American Lager
3. Cerveja Búzios Manguinhos – Estilo Munick Dunkel
4. Cerveja Búzios Tartaruga – Estilo Weiss
5. Cerveja Búzios Brigitte – Estilo Witbier
6. Cerveja Búzios Brava – Estilo American IPA
7. Cerveja Búzios Ferradura – Estilo Belgian Strong Golden Ale
8. Cerveja Búzios Forno – Estilo Irish Red Ale (lançamento)

Ficha técnica Cerveja Forno

Estilo: Irish Red Ale
Álcool: 5,0% v/v
Ingredientes: Água, malte de cevada, malte de trigo e lúpulos.
Harmoniza com queijos, pizza de calabresa, carpaccio e carnes temperadas.

Cervejaria Búzios

Com rótulos premiados e as quatro escolas de cerveja contempladas, marca faz homenagem às praias do charmoso balneário
Com rótulos premiados e as quatro escolas de cerveja contempladas, marca faz homenagem às praias do charmoso balneário

A paixão pela cerveja levou o casal de engenheiros químicos, Luiz Rogério e Vera Rodrigues, a criar a Búzios. O hobby virou “coisa séria” em 2010, e, nestes últimos oito anos, nasceram a Geribá, Brigitte, Tartaruga, Armação, Manguinhos, Brava e Ferradura. Em 2018, nasce a Forno, uma Irish Red Ale, de lúpulos terrosos, cor vermelho acobreado, amargor médio, típicos da escola inglesa (a última que faltava ser contemplada). 

O DNA criterioso, mas leve e despretencioso da cervejaria, já rendeu prêmios importantes mundo afora, a exemplo da Brigitte, vencedora na categoria de melhor cerveja do mundo no estilo Witibier, no “World Beer Award 2017”, na Inglaterra.

As receitas criadas pelo casal têm estilos próprios, aromas e lúpulos diferentes, e cada uma busca traduzir no sabor e na arte de seus rótulos, as diversas atmosferas “buzianas”, traduzindo a essência e característica de cada praia.

De tom cobre, a Brava (American Ipa) é totalmente invocada e é puro aroma, com um amargor mais acentuado. A Manguinhos (Munich Dunkel) é uma opção mais romântica, que remete a pão, café, chocolates e tostados, e uma espuma mais cremosa e consistente. Já a Armação (Bohemian Pilsner) é uma bebida sofisticada e descontraída ao mesmo tempo, mais clara e encorpada. Seu amargor também é presente.

Inspirada em uma das praias mais famosas, a Geribá (Premium American Lager) é a “descolada”, com seu tom claro e sabor leve, refrescante e amargor não muito presente. Os lúpulos remetem ao aroma cítrico e floral. Já a Tartaruga (Cerveja de Trigo), é suave e refrescante, possui sedimentos de fermentação, muito própria do estilo. A intensidade da Ferradura (Belgian Strong Golden Ale) é sentida na cerveja que possui uma apresentação dourada clara, com amargor médio e aroma frutado.

Hoje, a marca tem seu “showroom”, com todas elas disponíveis, em um estande no UpTown, mercado de produtores, em Jacarepaguá, onde o cliente pode escolher sua bebida para consumir da forma que quiser, no espaço do mercado ou levando para casa o chope, em Growlers de 2L.

Fonte: Documennta Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club