Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Inscrições abertas: Próximos Cursos da Cervejaria Escola Sinnatrah

Calendários de setembro e outubro incluem cursos para iniciantes e módulos avançados sobre lúpulo, levedura, água cervejeira e produção

Para quem deseja produzir sua própria cerveja ou aprender mais sobre a bebida, a Sinnatrah Escola Cervejaria é parada obrigatória. Pioneira e referência no ensino e cultura cervejeira, a instituição está com inscrições abertas para os cursos de setembro e outubro - que contemplam desde o cervejeiro iniciante até aqueles que buscam conhecimento aprofundado e profissional. Entre as opções, estão:



Mistura teoria e prática para fabricação da bebida durante um dia de aula com cervejeiros experientes. Tudo que você precisa saber para fazer sua própria cerveja em casa: Ingredientes, equipamentos e todo o passo a passo para a produção de 20 litros de cerveja: moagem, mostura, clarificação, fervura, dosagem de lúpulo, resfriamento, dosagem de levedura, envase, noções e controles de fermentação, maturação e carbonatação.

Inclui: Beer Break de almoço, Apostila, Certificado, uma garrafa da cerveja produzida pela turma e um voucher no valor de R$ 35 para compras no brew shop. 

Horário: 10h às 17h




É um módulo Intermediário para quem já faz a própria cerveja e quer saber mais sobre os ingredientes e aprender novas técnicas. Apresenta conteúdo teórico sobre a bioquímica dos processos e técnicas avançadas de brassagem: ajustes na água cervejeira, rampas de mostura, uso de maltes especiais, moagem, adjuntos, late hoping, first wort hoping, separação do trub, dry hopping, boas práticas de fermentação.

Inclui: material de referência em formato digital e certificado.

Horário: das 20h às 23h (semana) | 10h às 13h (sábado)




Microdestilação Caseira ensina como fazer destilados com segurança e qualidade em volumes pequenos. Noções para produção de cachaça, gin, bourbon, whisky, vodka. Apresenta os equipamentos e processos necessários para a microdestilação em parceria com a Booze Lab com palestra teórica sobre tipos de bebidas, modo de preparo, destilação na prática de um fermentado, criação de uma bebida-base, filtração, hidratação e envase.

Inclui: Todos os materiais utilizados, uma garrafa pequena do destilado produzido no dia e coffee break.

Horário: Sábado das 13h às 17h30 | Na semana das 19h às 23h




Saiba como fazer a análise sensorial completa de uma cerveja e conheça mais sobre a história da bebida, tipos e estilos, ingredientes e o processo de fabricação da cerveja. Um panorama para quem busca entender mais sobre a bebida, apreciar por completo os produtos, saber comprar melhor r organizar degustações e confrarias.

Exercício práticos:

Teste cego de cervejas / Exercícios de análise de aroma e sabor/ Degustação e análise sensorial de 5 cervejas/ Teste de harmonização de cervejas com sabores básicos.

Inclui: Degustação guiada de 5 cervejas artesanais nacionais ou importadas, ensaios de harmonização com alimentos básicos, certificado.

Horário: 20h às 23h30.




Ensina quais são as características a serem observadas na água cervejeira, recomendações e cálculos para sua modificação de acordo com objetivos específicos, adição de sais e ajuste de PH em diversas etapas da fabricação do mosto cervejeiro.

Inclui: Material de referência em formato digital e certificado

Horário: 20h às 23h.




Um dia inteiro de conhecimento voltado para os amantes de lúpulo, com noções do cultivo até as técnicas de lupulagem na produção de cervejas. Para os cervejeiros que buscam aroma, sabor e amargor de lúpulo cada vez melhores em suas cervejas, o curso inclui uma aula sobre técnicas avançadas:

– First wort hopping / Late hopping / Stand hopping / Boas práticas para dry hopping/ Características a serem observadas nas diferentes variedades de lúpulos / Origens e critérios para escolha de lúpulo pelo cervejeiro.

Quer saber como cultivar suas variedades favoritas? Saiba mais sobre:

– Locais e estrutura de cultivo / Rizomas, mudas e sementes / Desenvolvimento da planta até a colheita / Adubação e controle de pragas / Técnicas de utilização e armazenamento de flores de lúpulo

Horário: 10h00 às 17h00

Inclui: Material de referência em formato digital, beer break (lupulado!), uma muda de lúpulo e certificado.


Palestras Cervejeiras: Fermentação, leveduras e boas práticas
Horário: 10h
Duração - 3 horas
Preço - R$ 40

Uma manhã dedicada às boas práticas de fermentação! Três especialistas da Fermentec vão compartilhar seus conhecimentos e experiência com os cervejeiros caseiros! Aborda cuidados e parâmetros para quem quer fazer cervejas lager, escolha da cepas, comparativo de leveduras, cálculos e parâmetros como pitching rate, temperatura de fermentação e seus resultados na produção de compostos aromáticos.

Fonte: ÔNIXPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club