Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Lúpulo é o tema de dois cursos na Escola Superior de Cerveja e Malte

Única instituição de ensino superior dedicada à bebida da América Latina aborda um dos componentes essenciais da cerveja em programações à distância ou em formato concentrado. Inscrições estão abertas para os dois formatos

Ele é um ingrediente obrigatório na fabricação da cerveja no Brasil e cumpre um papel importante dentro de cada receita. O lúpulo faz parte da tríade essencial na produção da bebida, acompanhado de água e malte. Considerado um conservante natural, favorece a atividade exclusiva da levedura durante a fermentação da cerveja. Além disso, contribui tanto para o seu sabor – o característico amargor – quanto para o aroma.

E para quem quer dominar este ingrediente tão importante, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) está com inscrições abertas para dois cursos focados exclusivamente no lúpulo. As aulas, realizadas pela única instituição de ensino superior voltada para bebidas da América Latina, com sede em Blumenau (SC), são ministradas por Duan Ceola. O professor está em fase final do Mestrado, sempre com estudos focados na planta. 

A primeira opção é o curso à distância (EAD). As aulas acontecem uma vez por semana, das 19h às 22h. Os encontros são realizados de forma síncrona, ou seja, o aluno está conectado ao vivo com o professor através da internet. No conteúdo, história, terroir e cultivo são abordados, além da estrutura e composição do lúpulo, análise sensorial, produtos comercializados e cálculos de amargor e quantidade. A carga horária é de 18 horas e a duração de seis semanas. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Já o curso no formato concentrado acontece na sede da ESCM. É presencial e acontece de forma intensiva, de 8 a 12 de julho, das 8h às 17h. Nos encontros serão abordados temas como a composição química do lúpulo, técnicas de lupulagem, análise sensorial e cálculos de amargor e rendimento. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Sobre o professor
Os dois cursos são comandados por Duan Ceola. Cervejeiro caseiro desde 2012, ele é licenciado em Química pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Está em fase de conclusão do Mestrado em Química Analítica, também na Udesc, com projetos de pesquisa relacionados ao perfil aromático do lúpulo e acompanhamento da qualidade e robustez dos produtos nacionais. 

Sobre a Escola Superior de Cerveja e Malte
Com mais de 7 mil alunos formados em cinco anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club