Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Cervejaria Backer lança 13 rótulos sazonais

Backer foi a premiada como a melhor cervejaria do país no categoria grande porte

A Cervejaria Backer foi considerada a melhor cervejaria do país na categoria grande porte no Concurso Brasileiro de Cervejas 2019, dentro do Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau. E aproveitou o evento, o mais importante o país, para lançar 13 rótulos de cervejas sazonais. O festival recebe visitantes do Brasil e do Mundo para conhecer, experimentar e vivenciar todas as novidades do mercado cervejeiro. E para fazer jus a este grande evento, a cervejaria Backer apresentou ao público receitas que exploram ingredientes e técnicas cheias de ousadia. No evento também foi apresentado a safra 2017, com 15 meses de maturação da já premiadíssima Reserva do Proprietário. todas serão lançadas em garrafas de 600 ml e serão sazonais.

No concurso, a Backer faturou ouro com a Buick 49 na categoria Other Strong Ale or Lager; e prata com os rótulos para a Julieta, na categoria Belgian-Style Fruit Beer; para a Reserva Cherry, na categoria Wood- and Barrel-Aged Pale to Amber Beer. Foram ainda três bronzes: Cabral, na categoria British-Style Barley Wine Ale;Bernardynskie, na categoria Historical Beer; e Reserva do Proprietário 2015, na categoria Wood-and Barrel-Aged Sour Beer. Dessas, a Reserva Cherry, Buick 49 e Bernardynskie são lançamentos.

Segue uma breve descrição que cada novidade que a Backer lançou oficialmente durante o Festival:

Reserva Wood Sour
Sazonal e safrada a Reserva Wood leva adição de frutas vermelhas como cerejas, framboesas, amoras e morangos e é maturada por um ano em barris de carvalho americano que foram previamente utilizados para produção de Bourbon. De coloração avermelhada possui ainda notas amadeiradas, toques frutados e sabores que remetem a vinho do Porto. Apesar do perfil intenso a acidez confere frescor e drinkabilidade a esta cerveja extremamente saborosa e de 7.7% de teor alcoólico.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Wood and Barrel Aged Sour Beer
Coloração: marrom com nuances avermelhadas
Teor alcoólico: 7.7%
IBU: 26%
Temperatura ideal: 10 a 13ºC
Copo ideal: Snifter, Tulipa

Reserva Smoked
Uma cerveja de coloração escura do estilo Smoked Porter que leva uma um mix de maltes defumados e também malte de centeio. De corpo denso possui características maltadas bem assertivas remetendo a biscoito, toffee, caramelo, e nozes. As notas defumadas e a picância particular do centeio incrementam a cremosidade desta cerveja de apenas 6.6% de teor alcoólico.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Smoke Porter
Coloração: Marrom escuro
Teor alcoólico: 6.6%
IBU: 26
Temperatura ideal: 6 a 8ºC
Copo ideal: Snifter, Tulipa e Pint

Reserva Cherry
Feita a partir de blend harmonioso de cervejas com perfil maltado rico e adição de cerejas frescas em barris de carvalho que continham previamente Bourbon. O resultado é uma cerveja com notas maltadas intensas, toques de baunilha, amêndoas, vinho do Porto e Jerez. As notas frutadas de cereja ficam mais evidentes no aftertaste e complementam essa cerveja de muita personalidade e 8% de teor alcoólico. Será lançada em garrafas de 600 ml.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Wood and Barrel Aged XX Beer
Coloração: Cobre com reflexos rubis
Teor alcoólico: 8%
IBU: 27
Temperatura ideal: 10 a 13ºC
Copo ideal: Snifter, Tulipa

Reserva Scotch
De coloração acobreada e com reflexos rubis essa cerveja possui características maltadas intensas. Notas de caramelo são acentuadas e nuances de nozes e sutil defumado podem ser percebidos com uma análise mais cuidadosa. Um suave calor alcoólico é presente e bastante bem-vindo equilibrando sua doçura maltada. Apresenta carbonatação moderada, teor alcoólico de 9.1% e é perfeita para acompanhar sobremesas.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Scottish-Style Heavy Ale
Coloração: Cobre com nuances rubis
Teor alcoólico: 9.1%
IBU: 37
Temperatura ideal: 10 a 13ºC
Copo ideal: Snifter, Tulipa

Buick 49
Originalmente uma English Barleywine que passou por um processo de congelamento para concentração de álcool, corpo e demais características da cerveja de origem. Licorosa e com maturação de 12 meses leva no nome uma homenagem a um dos carros antigos da coleção particular da cervejaria. Extremamente maltada e com agradável calor alcoólico possui ainda notas frutadas remetendo a ameixa e uva passas. Seu teor alcoólico elevado (17%) a tornam ideal para acompanhar sobremesas e dias frios.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Strong Ale/ Experimental Beer
Coloração: Avermelhada
Teor alcoólico: 17%
IBU: 88
Temperatura ideal: 10 a 13ºC
Copo ideal: Snifter, Tulipa

Cherry Christmas
Cherry Christmas é uma ale belga de tons avermelhados oriundos da cereja fresca adicionada à maturação por um período de 12 meses em barris de carvalho americano. Possui notas vínicas, amadeiradas e suave toque de baunilha. O calor alcoólico arredonda as notas de envelhecimento desta cerveja de 10% de abv. De personalidade forte possui amargor médio, final seco e frutado.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Wood Aged com Cerejeas
Coloração: Avermelhada
Teor alcoólico: 10%
IBU: 40
Temperatura ideal: 10 a 13ºC
Copo ideal: Snifter, Tulipa

Backer Gose
Inspirada nas tradicionais cervejas de trigo de Goslar na Alemanha a Backer Gose é uma releitura do estilo com adição de sal rosa do Himalaia, semente de coentro e flores de hibisco, que contribui para sua coloração rosada. Leve, refrescante e com alto drinkability possui suave acidez e um sutil toque salgado. Excelente para refrescar o calor dos dias quentes do verão!

FICHA TÉCNICA
Estilo: Gose com adição de sal rosa, semente de coentro e hibisco
Coloração: Rosada
Teor alcoólico: 4.8%
IBU: 12
Temperatura ideal: 3 a 5ºC
Copo ideal: Stange, Tulipa

Tomatoo
Uma Saison com adição de tomate defumado em lenha de macieira, cerejas, manjericão fresco no final da maturação e finalização em barris que continham gin. Extremamente aromática possui notas condimentada remetendo a zimbro, semente de coentro e pimenta branca. O defumado é presente assim como as notas florais e herbais do manjericão. Refrescante e altamente carbonatada tem amargor moderado e final seco.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Experimental beer
Coloração: Amarelo com nuances avermelhadas (cor de damasco)
Teor alcoólico: 5.5%
IBU: 15
Temperatura ideal: 6 a 8ºC
Copo ideal: Tulipa e Flute

BERNARDYŃSKIE
A Bernardyńskie (Ber-nar-dinh-skii) é uma inspiração de uma extinta receita Prussiana do século XIX, da cidade de Grodzisk Wielkopolski. Seu nome vem de São Bernardo, o santo patrono dos cervejeiros. Leva malte de trigo defumado em carvalho, centeio e diferentes tipos de maltes de cevada e é fabricada com lúpulos Poloneses selecionados especialmente para essa receita. Uma ale leve, complexa e equilibrada com sutis notas defumadas, intensa acidez leve e um aroma final de frutas vermelhas advindas dos lúpulos utilizados.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Historical Beer
Coloração: Cobre
Teor alcoólico: 4.9%
IBU: 18
Temperatura ideal: 4 a 6ºC
Copo ideal: Tulipa

Capetinha Coffee
Feita sazonalmente para o evento BBQ IPA Backer a Session IPA Capetinha ganhou uma versão especial feita com adição de café da região sul de Minas. De coloração dourada apresenta as notas de frutadas do café tanto no aroma quanto no paladar que harmonizam com as notas cítricas dos lúpulos americanos utilizados. Extremamente refrescante possui amargor médio alto e apenas 3.9% de teor alcóolico.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Session Coffee IPA
Coloração: Dourada
Teor alcoólico: 3.9%
IBU: 40
Temperatura ideal: 3 a 5ºC
Copo ideal: Pint, Tulipa

Crazy Hazy
Do estilo Juice IPA é uma cerveja bastante opaca remetendo a um suco de frutas tanto pela turbidez quanto pelo aroma. Possui notas intensas de frutas tropicais como manga e abacaxi e notas de frutas cítricas devido ao dry hopping de lúpulos americanos. Encorpada e cremosa tem baixa carbonatação e amargor. Seu teor alcoólico é de 7,1% e 23 de IBU.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Juicy/Hazy IPA
Coloração: Amarela
Teor alcoólico: 7.1%
IBU: 23
Temperatura ideal: 3 a 5ºC
Copo ideal: Pint, Tulipa

RESERVA DO PROPRIETÁRIO 2017
Produzida apenas uma vez ao ano a Reserva do Proprietário é uma cerveja complexa que traz notas amadeiradas intensas. É maturada por quinze meses, sendo doze em barris de carvalho americano que continham Bourbon. Seu longo processo de maturação contribui para os aromas que remetem á vinho do porto, baunilha, ameixas pretas e acidez característica do estilo. Cada ano uma vintage numerada e assinada!

FICHA TÉCNICA
Estilo: Old Ale
Coloração: Marrom escuro
Teor alcoólico: 10.5%
IBU: 21.3
Temperatura ideal: 10 a 13ºC
Copo ideal: Snifter, Tulipa

Black IPA do Cerrado
Black IPA do Cerrado, uma cerveja de cor escura, com paladar mais seco e intenso aroma de lúpulos americanos. Seu aroma complexo vem do uso dos deliciosos ingredientes do Cerrado mineiro como castanha de Baru, pequi, araticum e envelhecida com canela sassafrás.

FICHA TÉCNICA
Estilo: Black IPA
Coloração: preta
Teor alcoólico: 8,5 %
IBU: 60
Temperatura ideal: 6 a 8ºC
Copo ideal: Pint

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club