Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Jenlain Blonde - Degustação nº 357


Esta cerveja artesanal francesa do estilo Bière de Garde foi eleita Sabor do Ano na França, em 2006. A cidade de Jenlain está localizada no norte da França, a menos de 5 km da Bélgica. Biére de Garde significa Cerveja de Guarda. A expressão se refere aos antigos tempos onde a cerveja era produzida no inverno e guardada para ser consumida no verão (Durante este período a cerveja permanecia em contato com as leveduras e ganhava complexidade aromática).

Cervejaria: Brasserie Duyck
Origem: França
ABV(%): 7,5
Estilo: Bièrre de Garde
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração dourada intensa, com corpo claro. Apresentou uma coroa de espuma média, de cor branca, com boa persistência formando um excelente belgian lace no copo.

No aroma, mel, frutado, notas de pêssego, damasco, maçã e laranja. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz e muito bem inserido. No sabor o dulçor predomina, no entanto sem ser enjoativo.

O aftertaste é duradouro e doce. Corpo médio e rescência idem. Tem um médio drinkability em função da potência alcoólica e do dulçor apresentado. Muito boa cerveja!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club