Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Delirium Nocturnum - Degustação nº 350


Esta famosa cerveja do elefante rosa é considerada uma das melhores do mundo, e pertence à cervejaria Huyghe Brewery, localizada na cidade de Melle, Bélgica. Com o passar dos anos, foi sendo modernizada e ampliada em várias ocasiões desde a sua fundação. A Delirium é fabricada em quatro estilos: Delirium Tremens, Delirium Nocturnum, Delirium Noel e Delirium Red. Vamos conhecer um pouco de cada?

Apesar de sua irmã mais popular ser a Delirium Tremens, a Nocturnum é uma excelente Belgian Dark Strong Ale, produzida a partir de cinco maltes e três tipos de leveduras, triplamente fermentada – sendo que sua última fermentação ocorre na própria garrafa.

Cervejaria: Brouwerij Huyghe
Origem: Bélgica
ABV(%): 9,5
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro, com tons rubi e corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou ótima formação, cremosa e longa duração, com uma boa transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo, chocolate e tostado. Aroma frutado, sendo percebida a presença de frutas escuras.Álcool bem inserido. O sabor é adocicado, alcoólico e com baixo amargor, com presença de caramelo, tostado, frutas secas e uva passa.

O aftertaste é duradouro e adocicado. Cerveja com bom corpo, média carbonatação. Não é uma cerveja com alto drinkability, mas ótima para degustar. Muito boa!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club