Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Foi você que pediu UMA® cerveja de cogumelos?


A Gumelo, empresa portuguesa que dinamizou a produção de cogumelos a partir de borras de café, vai lançar este mês para o mercado nacional e internacional a Gumelo UMA®, a cerveja de cogumelos.

Disponível em dois tipos de cerveja – a Porcini Weiss e a Porcini Dunkel -, a Gumelo UMA® foi desenvolvida pela Gumelo e pela Faustino Microcervejeira, um dos principais produtores de cerveja artesanal em Portugal, e é mais uma aposta inovadora da jovem empresa de Almeirim, que pretende surpreender o mercado com uma cerveja diferente.

Tiago Marques, um dos fundadores da Gumelo, explica o que levou à criação da Gumelo UMA®: “A nossa paixão por cogumelos é tão grande como a nossa paixão por cerveja. Agora juntámos as duas e criámos uma cerveja artesanal com cogumelos.”

Para produzir a UMA®, a Gumelo desenvolveu uma forma de fazer um extrato líquido de cogumelos, que conserva a sua essência e os seus aromas. Este extrato é adicionado a uma receita única de cerveja, desenvolvida especialmente para potenciar esta fusão. Resultado: uma cerveja artesanal com cogumelos com um final de boca surpreendente.

A Gumelo UMA®, composta por trigo e aromatizada com extrato de cogumelos, é produzida apenas comingredientes naturais, sem aditivos nem conservantes, e sem injeção artificial de CO2. O gás presente na cerveja é fruto do processo natural de fermentação.

Gumelo UMA® – Porcini Weiss

Cerveja artesanal de trigo, tipo Weissbier, turva e de cor âmbar, com espuma clara. Os aromas intensos e frutados do malte de trigo harmonizam com a subtileza silvestre do cogumelo Porcini (Boletus edulis).


Gumelo UMA® – Porcini Dunkel

Cerveja artesanal de trigo, tipo Dunkel Weizenbier, turva e de cor escura, com espuma pérola. Os aromas maltados e torrados harmonizam com a subtileza silvestre do cogumelo Porcini (Boletus edulis).

Fonte: O Jornal Econômico (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club