Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Freigeist Köpenickiade - Degustação nº 381


O berliner weiße (berliner weisse) é um estilo tradicional de Berlim que, até então, era praticamente esquecido e se tornou a nova moda nos EUA e na Europa. Entre os séculos 16 e 19, esse estilo de cerveja era mais popular na Alemanha e desapareceu após as duas grandes guerras. Essa é a versão original, pura, sem adição de sucos ou xaropes para aliviar a tradicional acidez que se faz presente.

Cervejaria: Freigeist
Origem: Alemanha
ABV(%): 3,5
Estilo: Berliner Weisse
Embalagem: Garrafa de 500 ml

Trata-se de uma cerveja de amarelo palha e leve turbidez. Apresentou uma espuma de cor branca, grande e persistente, com uma boa transição de renda no copo. 

No aroma cereais e notas acéticas e lácticas. A presença do lúpulo é quase imperceptível. Álcool bem fraco ao aproximar o copo do nariz. Sabor acompanha o aroma, com acidez se sobressaindo ao dulçor, amargor e salgado que são leves.

O retrogosto é persistente, levemente amargo e seco. Corpo baixo, textura levemente frisante e carbonatação alta. A cerveja tem alto drinkability. Muito refrescante! Ótima cerveja, que pede mais um gole!

Ein prosit!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club