Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Cervejaria Edelbrau, de Nova Petrópolis, aposta em módulos solares para gerar sua própria energia

Investimento de R$ 310 mil posiciona a cervejaria gaúcha como a primeira artesanal do Brasil a ser autossuficiente em eletricidade

No próximo mês, a RGE, concessionária que administra o fornecimento de energia elétrica para a Região de Nova Petrópolis, prevê um reajuste médio de 19,5% no valor cobrado pelo quilowatt-hora. Como alternativa aos aumentos na conta de energia, os sócios da Cervejaria Edelbrau, Fernando Maldaner e Samuel Zang bateram o martelo: ainda neste mês começam as obras de instalações de um sistema que lotará o telhado da Cervejaria com módulos solares.

Ao todo serão 193 placas de silício altamente resistentes, de tecnologia canadense, que captam a luz solar e convertem, por meio de inversores, em energia elétrica padronizada para o consumo da rede. O investimento total no projeto é de R$ 310 mil, com linha de financiamento cedida pelo Sicredi.

“Esse projeto, que visa fontes limpas de energia, amplia nossa atenção à responsabilidade ambiental. Vem para se juntar a outras iniciativas adotadas pela Edelbrau em anos anteriores, como uso de cisternas para captação de água da chuva, utilizada na limpeza geral da fábrica” comenta Fernando.

A solução adotada pelos administradores foi encontrada na própria cidade: a empresa que fará o projeto, a instalação e a manutenção do sistema, que tem garantia de 25 anos, é a Ecosul, também sediada em Nova Petrópolis. O projeto será o maior já executado pela empresa de engenharia para energias renováveis. O tempo total para execução pode chegar a dois meses. “Ao final de julho estaremos com toda a estrutura funcional, gerando nossa própria energia elétrica”, projeta Samuel.

O sol como aliado

Dados coletados pela Ecosul junto ao Ministério de Minas e Energia apontam que Nova Petrópolis possui média de 4,66 horas de sol por dia, o que fornecerá 93945 kWh por ano, correspondente a 101% da energia elétrica que a Cervejaria Edelbrau demanda para o total funcionamento. O projeto não zera a conta da Cervejaria pois há taxas legais de iluminação pública e de distribuição de energia que não deixam de ser cobradas. “Sob ponto de vista financeiro é um negócio vantajoso. Estima-se que o valor da conta de energia ficará 95% mais barata e, concretizando-se o reajuste da concessionária, a parcela mensal do financiamento será menor que a atual conta de energia” detalha Fernando. O temp o estimado para retorno do valor investido é de seis a sete anos.< /p>

Sistema ecologicamente correto

As vantagens da instalação do sistema de placas solares vão além da financeira. Segundo o diretor da Ecosul, Alan Eduardo Spier, a estrutura que a Edelbrau instalará nos próximos dias será responsável por reduzir 7500kg de CO2 por ano, o equivalente a 50 mil quilômetros rodados por um automóvel popular ou ainda 183 árvores poupadas por ano.

Fonte: B.Lois Conteúdo Inteligente / Bruno Lois

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club