A Brasil Kirin, dona de marcas como Schin, Baden Baden, Devassa, Cintra e Eisenbahn, conseguiu reverter perdas e fechar o ano de 2014 com lucro. Mas a companhia também perdeu participação de mercado. Em 2014, a Brasil Kirin registrou lucro líquido de R$ 23 milhões. Já em 2013, a empresa registrou prejuízo líquido de R$ 65 milhões. O resultado inclui ainda uma redução de contingências de R$ 1,4 bilhão.
Em 2014, a receita líquida da Brasil Kirin aumentou 1%, para R$ 3,987 bilhões. Em volume de produção, no entanto, houve queda de 9% em relação a 2013, totalizando 30 milhões de hectolitros. Celso Marciniuk, vice-presidente de finanças da Brasil Kirin, disse que a queda foi resultado de uma demanda mais fraca durante a Copa do Mundo e à decisão da companhia de se concentrar mais na produção de cervejas especiais e vendas de linhas tradicionais em regiões onde obtém mais lucro. "A companhia buscou caminhos para crescer de forma sustentável. Não vamos fazer volume a qualquer preço", afirmou o executivo.
O resultado ficou abaixo da média do mercado de cerveja, que em 2014 cresceu 5% em volume, para 14,15 bilhões de litros, segundo dados do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas) da Receita Federal. A Brasil Kirin e a Nielsen não quiseram informar qual a participação de mercado alcançada pela companhia no ano.
Para 2015, o executivo estima que o mercado de cerveja no Brasil crescerá 4% em volume, mas não dá projeção para a Brasil Kirin. Marciniuk disse que a companhia manterá a estratégia de se concentrar em cervejas mais rentáveis. Em maio deste ano, a Brasil Kirin também prevê colocar em operação uma fábrica instalada em Igarassu, na região metropolitana do Recife.
Fonte: Valor Ecônomico
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