Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Colombina IPA - Degustação nº 207


A Colombina IPA possui maior intensidade de aroma e sabor. Em sua composição é utilizada uma rapadura típica do cerrado, a Moça Branca. Trata-se de uma rapadura batida, que devido a esse processo fica mais clara e macia. O Dry Hopping é realizado com o lúpulo australiano Galaxy.

Cervejaria: Goyaz
Origem: Goiânia-GO (Brasil)
ABV(%): 6,0
IBU's: 40
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração cobre, com corpo levemente turvo. Sua espuma rasa de cor bege apresentou pequena formação com duração fugaz e boa justa transição de renda no copo.

O aroma é intenso, e o malte remete a caramelo, melaço, rapadura e tostado. O aroma médio do lúpulo é cítrico e remete a maracujá. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. O sabor segue o aroma com menor intensidade. Presença de ésteres frutados. O dulçor da rapadura equilibra bem com o amargor do lúpulo. 

O retrogosto é duradouro e com o amargor se sobressaindo ao doce. Corpo de leve a médio e rescência mediana conferem boa drinkability a esta cerveja, que possui ainda pequena adstringência. A percepção alcoólica é oportuna. Cerveja fácil de beber. Bem equilibrada e com um amargor que não é pronunciado em função da rapadura Moça Branca. Boa IPA, especialmente para quem  não curte um amargor intenso.

Saúde!
Araújo Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club