Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Hello My Name is Zé - Degustação nº 183


Cerveja colaborativa entre a cervejaria escocesa BrewDog e a brasileira 2Cabeças. Trata-se de uma India Pale Ale com adição de maracujá, descrita no rótulo como Scottish-Brazilian Passion Fruit IPA. A 2Cabeças já produz uma cerveja com maracujá na receita, a Maracujipa, mas a My Name is Zé é diferente, desde a composição de maltes até a lupulagem mais agressiva.

Cervejaria: BrewDog e 2Cabeças
Origem: Escócia
ABV(%): 6,4
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração âmbar, com corpo turvo e muitas partículas em suspensão. Seu creme de cor branca apresentou formação rasa e fugaz, com uma justa transição de renda no copo. 

No aroma intenso, o malte remete a caramelo. O lúpulo está presente de forma intensa e é bastante cítrico e perfumado. A presença do maracujá é evidente. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte continua remetendo a caramelo. A cerveja possui o característico amargor que o estilo pede, no entanto sem ser agressivo. É bem assertiva nesse ponto. Lupulagem floral, cítrica e intensa. Presença de ésteres cítricos.

O retrogosto é duradouro e vai de do adocicado do malte ao amargo. Corpo de leve a médio e rescência mediana conferem ótimo drinkability a esta cerveja. Boa textura. A percepção alcoólica é oportuna. Muito boa IPA. Bem aromática e refrescante. Pede mais um gole!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club