Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 25 de abril de 2015

Beerama: o fliperama que serve cerveja

Os equipamentos da Beerama servem um copo de cerveja cada vez que um jogo é finalizado. Foto: Divulgação.

Pedir uma cerveja para o garçom e ficar sentado esperando ou jogar uma partida de videogame e receber um copo cheio como recompensa? A Beerama foi fundada para cumprir o que ela considera a melhor dessas opções, que reúne a diversão do fliperama com a da cerveja.

Os equipamentos da Beerama servem um copo de cerveja ou chopp cada vez que um jogo é finalizado. Atualmente, a máquina conta com o game Beerpong 2.0, produzido pela empresa, mas vai receber mais opções ao longo do ano.

A empresa trabalha com locação e venda das máquinas, de acordo com a preferência do cliente e da logística envolvida.

“Já vendemos duas máquinas para o interior do Rio Grande do Sul, mas para os bares de São Paulo, por exemplo, não fazemos esse tipo de negócio ainda pois não teríamos como oferecer manutenção, então recomendamos o aluguel”, explica Francisco Zancan, um dos sócios da empresa.

Neste modelo, a Beerama fornece o equipamento com o jogo. A cerveja fica por conta do estabelecimento, que pode escolher o que vai servir e quanto irá cobrar pela ficha - a sugestão da empresa é R$ 8. O pagamento para a Beerama é de 10% do lucro estimado da máquina.

Além disso, de acordo com o evento ou estabelecimento, o equipamento pode ser personalizado tanto na parte externa - com adesivagem - tanto internamente, com jogos produzidos por outras empresas ou com inserção de logos parceiros nos games desenvolvidos pela Beerama.

Recentemente, em Porto Alegre, a Beerama fez parte do Biers & Burgers, um festival de zitogastronomia (para os não gourmets: a harmonização de pratos com cervejas especiais). No evento, que ofereceu cervejas da marca Tupiniquim, o fliperama foi customizado para a marca.

A máquina é montada para que todas as fichas jogadas resultem em um copo de cerveja. Na disputa entre dois jogadores, eles decidem se o vencedor leva a bebida ou se ela será dividida e a jogatina foi só por diversão.

“Durante a concepção do projeto, pensamos em fazer um jogo que só premiasse quem chegasse a um determinado resultado, mas achamos que ele poderia gerar uma frustração muito grande ou, ainda, ser classificado como jogo de azar, como as máquinas caça-níqueis, então resolvemos que a ideia seria tornar a espera pela cerveja mais divertida”, conta Zancan.

Com base nos prazos de fornecedores de peças e empresas terceirizadas que colaboram com a montagem da máquina, Zancan estima que seja possível produzir cerca de 4 equipamentos por mês ao longo de 2015.

Apesar da ideia inicial do equipamento ter surgido há dois anos, quando Zancan viu uma máquina dar cerveja em uma campanha promocional nos Estados Unidos, ele deixou a ideia em stand-by e voltou a pensar na máquina no início desse ano, quando encontrou parceiros para colocar o plano em prática.

O equipamento foi lançado no dia 17 de março, o Saint Patrick’s Day, em um bar de Porto Alegre.

“Depois que resolvemos criar a Beerama, trabalhamos cerca de 45 dias na montagem do equipamento e no desenvolvimento do conceito da empresa”, conta Zancan.

Zancan é arquiteto e urbanista formado na UFRGS e pós-graduado em marketing e comunicação pela ESPM. Ele tem uma empresa incubada na ESPM-Sul, que atua com consultoria para marcas do varejo na área de expansão e trade marketing. 

Os outros sócios da Beerama são Diego Pires de Moura, graduando de arquitetura na UFRGS que foi sócio-fundador de um escritório da área de arquitetura e efêmera; e Waldo Luiz Costa Neto, arquiteto formado na UFRGS e mestrando em Interfaces Humano-Computador aplicadas ao ensino de Projeto de Arquitetura, também na UFRGS.

Fonte: Baguete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club