Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Cerveja artesanal sem glúten é a nova tendência

Cerveja Dortmund Tivva

Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o mercado cresceu 20% no último ano. Para o sócio da cervejaria artesanal Dortmund Bier, Marcel Longo, os bons números se devem, entre outras coisas, ao dinamismo e abrangência da produção nacional.

“O Brasil conta com mais de 1.500 rótulos disponíveis no mercado. São cervejas artesanais de todos os estilos e para todos os gostos, com opções amargas, suaves, encorpadas, adocicadas, entre outras. Sem contar que o desenvolvimento tecnológico permitiu alcançar públicos com necessidades e desejos específicos. É o caso da cerveja sem glúten, uma necessidade para os celíacos, já que são intolerantes a essa proteína, e um desejo de uma parcela cada vez maior da população que opta por diminuir ou excluir a ingestão de glúten”, explica Longo.

E foi pensando em atender a essa crescente demanda que a Dortmund Bier e a Tivva (marca de alimentos à base de farinha de milho, sem glúten, sem colesterol e sem sódio) desenvolveram em 2015 a cerveja Dortmund Tivva tipo Pilsen sem glúten. “Estamos nesse mercado há algum tempo e o que percebemos é que a maioria das cervejas nacionais que existiam eram, na realidade, uma mistura de outros cereais com álcool. Não utilizavam cevada e muito menos tinham gosto de cerveja. Por isso decidimos investir nesse mercado em parceria com a Dortmund, uma das cervejarias artesanais mais tradicionais do estado de São Paulo. E só podemos comemorar já que o rótulo tem tido cada vez mais procura e acaba de ganhar a medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau 2016”, celebra o diretor executivo da Tivva, Ricardo Assumpção.

Após o sucesso da Pilsen, a expectativa é que no segundo semestre? Dortmund e Tivva apresentem ao mercado uma Stout sem glúten.

Sobre a cervejaria artesanal Dortmund Bier

Fundada em 2011 no circuito das Águas Paulista, em Serra Negra, a cervejaria Dortmund Bier surgiu para satisfazer até os mais exigentes apreciadores de cervejas artesanais. Com equipamentos de última geração, utilizando as mais tradicionais técnicas cervejeiras e uma seleção rigorosa dos ingredientes, possui nove rótulos fixos em seu portfólio. Além das cervejas em parceria com as bandas Matanza e Ratos de Porão, com o chef Henrique Fogaça e com músico e apresentador João Gordo.

Fonte: RS Press

Um comentário:

  1. Olá. Peço licença para deixar o link de uma página onde compartilho minha experiência de produzir cerveja artesanal sem glúten e glúten reduzido, além do teste de cervejas industriais sem glúten.
    Para quem aprecia cerveja artesanal e gostaria de fabricar sua própria cerveja sem glúten, fica a dica. Obrigado. https://www.facebook.com/querocervejasemgluten/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club