Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Caldo de Bituca - Degustação nº 450


"Esculachando com o politicamente correto", esse é o mote da cervejaria OgreBeer. Com o rótulo apresentando a figura de um ogro verde fumando e fazendo cerveja em um grande caldeirão, a cerveja Caldo de Bituca mostra para o que veio como uma excelente Rauchbier (cerveja de fumaça ou defumada que surgiu por volta do século XV).

Cervajaria: Ogre Beer
Origem: Curitiba-PR (Brasil)
ABV(%): 6,5
Estilo: Rauchbier
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro, com feixes avermelhados e límpida. Sua espuma de cor bege apresentou rasa formação e baixa persistência, sem transição de renda no copo.

No aroma, o malte remete a caramelo, defumado e tostado. O lúpulo imperceptível. Álcool médio ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte remete a defumado, caramelo e dulçor moderado. 

O aftertaste é duradouro, com levíssimo amargor. O corpo é médio-baixo e a carbonatação baixa. A cerveja tem bom drinkability, para quem curte o estilo. Muito boa!

Prost!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club