Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Cevada Pura produz colaborativa com cervejaria espanhola


Após recém lançar um rótulo com a cervejaria portuguesa Letra, a piracicabana Cevada Pura prepara uma nova receita, desta vez, com a espanhola Domus. A cerveja está em fase de produção e tem previsão de lançamento para abril, com distribuição apenas no Brasil.

A micro, que completa 15 anos em 2016, recebeu a visita do proprietário e mestre-cervejeiro da Domus, Fernando Campoy. Da parceria, nasce uma cerveja do estilo Belgian Tripel – primeira da escola belga produzida pela Cevada Pura, que agora possui receitas inspiradas nas quatro escolas cervejeiras. A novidade leva pimenta rosa e açafrão, ingrediente típico da culinária espanhola. Este é o terceiro rótulo colaborativo da micro brasileira, que já lançou duas brejas com a norte-americana Cigar City e, recentemente, uma com a portuguesa Letra. Esta última, no entanto, tem distribuição apenas na Europa.

Fundada em 2007 na cidade de Toledo, ao lado de Madrid, a Domus é considerada uma das precursoras do movimento cervejeiro artesanal na Espanha. Já a Cevada Pura foi inaugurada em 2001 em Piracicaba e, em 2014, em Maceió, tornando-se a primeira microcervejaria artesanal de Alagoas. Atualmente produz oito rótulos e cinco chopes.

Fonte: Revista da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club