Prato oficial da Páscoa, o bacalhau é presença garantida na mesa da maioria dos brasileiros. E para harmonizar com o sabor forte deste peixe nada melhor do que cervejas de personalidade marcante. A beer sommelier da Cerveja Therezópolis, Bárbara Cunha, sugere a harmonização perfeita tanto para a entrada, o famoso bolinho de bacalhau, quanto para o prato principal.
As dicas não param por aí. Bárbara Cunha também desmistifica que cerveja e chocolate não combinam. "Basta escolher o tipo certo que é possível se deliciar com essas duas tentações ao mesmo tempo", conta.
Até mesmo a Colomba Pascal, o tradicional doce, que faz a vez do panetone na Páscoa, tem os estilos de cerveja certos para harmonizar.
Veja as dicas de Bárbara Cunha, beer sommelier da Cerveja Therezópolis para a data:
Entrada: Bolinho de Bacalhau
Cervejas do estilo Witibier e de Alta fermentação são ideais para acompanhar pratos levemente condimentados. Combinam muito bem com o petisco.
Prato principal: Bacalhau
Assim como as diversas opções de pratos que podem ser criados com o tradicional bacalhau, a escolha da cerveja também pode variar bastante. Indico três opções: Weissbier, Belgian Triplel e American Pale ale.
Weissbier: Seu aroma frutado e leve toque de acidez combinam perfeitamente com pratos de bacalhau, como: Bacalhau à Gomes de Sá, porque a cerveja vai enaltecer o sabor do bacalhau e limpar o paladar, o bacalhau proporcionará todos os sabores da cerveja.
Belgian Triplel: Estilo originário da Bélgica, são cervejas fortes, não apenas no teor alcoólico, 9% a 11%, mas, também no sabor e no aroma. Para combinar com pratos, como: Gratinado de Bacalhau com batata e camarões, Salada de Bacalhau com lentilha, manga e ervas ou Bacalhau à Espanhola.
American Pale Ale: O estilo tem presença do malte equilibrando com as características aromáticas e amargor do lúpulo. Harmoniza bem com pratos de bacalhau, como :Bacalhau ao molho de maracujá .
Sobremesa: Ovos de Páscoa
Chocolate ao leite: A doçura deste tipo de chocolate faz com que ele combine com cervejas com menor intensidade de torrefação. Os estilos Dubbel e Doppelbock são excelentes opções.
Chocolate Branco: É preciso harmonizar com uma cerveja que quebre a gordura e balanceie o dulçor. As recomendadas são as de carbonatação alta, como a Fruit Lambic e Fruit Beer.
Chocolate meio amargo: Pede uma cerveja com sabor mais pronunciado, como as de estilo Stout, Porter e Dunkel.
Sobremesa: Colomba Pascal
Para estes pães frutados, os estilos de cerveja que mais combinam são Brown Ale, Dubbel e Quadruppel.
Fonte: RPM Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club