Especialistas avaliam rótulos do Concurso Brasileiro de Cervejas.
Evento antecede Festival Brasileiro, que começa quarta (9) em Blumenau.
Jurados do Concurso Brasileiro de Cervejas consomemágua e pão entre os goles (Foto: Reprodução/RBSTV)
Cerca de 50 jurados do mundo todo deram início neste sábado (5) a uma missão que muitos considerariam "dos sonhos": reunidos em Blumenau, no Vale do Itajaí, eles deverão escolher a melhor cerveja do Brasil. O Concurso Brasileiro de Cervejas teve mais de 1.400 rótulos inscritos - e eles terão de avaliar todos em três dias (veja vídeo acima).
O concurso, considerado um dos maiores da América Latina, antecede o Festival Brasileiro da Cerveja, que começa na próxima quarta-feira (9) e vai até sábado (12) no Parque Vila Germânica. É o mesmo local que, em outubro, recebe a tradicional Oktoberfest.
Água e pão entre os goles
Sentados ao redor de mesas, os jurados se dedicam ao trabalho de avaliar o sabor de cada rótulo. Entre um gole e outro, eles têm à disposição muita água e pão para aguentar a maratona até o final.
“São muitas cervejas, tem que fazer bem concentrado. Mas não é problema”, diz o sommelier Christoph Flaskamp, que tem nacionalidade brasileira e alemã e vive no Chile. “A gente faz a avaliação visual, olfativa, gustativa, impressões gerais, se está dentro do estilo ou não”, diz Daniel Wolff, juiz internacional.
Rafael Althoff, que participa da organização do concurso, lembra que a vocação cervejeira do Brasil é recente - porém vem se tornando cada vez mais forte. "A cada ano cresce a quantidade de cervejarias, e os estilos dentro delas. Naturalmente as cervejarias querem saber como estão suas cervejas. Novas cervejarias vão aparecendo e vão colocando suas cervejas no concurso”, diz ele.
60% mais cervejarias
Esse panorama se reflete em números: de acordo com a organização, o concurso atraiu nesta edição 60% mais cervejarias do que no ano passado.
Entre os jurados está o renomado Simonmattia Riva, italiano campeão mundial do Campeonato de Sommelier de 2015. Ele conta que o festinal "é um grande evento" e que esta tem sido uma oportunidade de provar novos sabores e aprender com outros especialistas.
Avaliações
Depois do concurso, todas as fichas de avaliação vão ser entregues às cervejarias participantes do concurso. dessa forma, elas vão ter acesso à opinião de especialistas do assunto e poderão aprimorar seus produtos.
“Nosso papel aqui é ser um pouco mais rigoroso. Tem gente ganhando dinheiro com isso, gente comprando”, diz a sommelière Carolina Oda.
Em 2015, uma cerveja à base de manjericão foi eleita pelo terceiro ano como melhor do concurso, da cervejaria Seasons, de Porto Alegre (RS). Já o prêmio de melhor cervejaria ficou com a Tupiniquim, também da capital gaúcha.
Ingressos para o Festival da Cerveja
O Festival Brasileiro da Cerveja está com ingressos à venda. Pelo site do evento, as entradas custam R$ 12 para os dias 9 e 10 de março e R$ 25 para os dias 11 e 12.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club