Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Verace lança cerveja durante o Mondial de la Bière em São Paulo

A cerveja é uma colaborativa com a Baden Baden e utiliza lúpulo 100% brasileiro

A Cervejaria Verace foi convidada pela Baden Baden para produzir uma cerveja colaborativa com a utilização de lúpulos brasileiros em sua receita. O lançamento oficial desta nova cerveja será feito durante o Mondial de La Bière de São Paulo, entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2019. Foram produzidos 1000 litros ao todo.

A nova cerveja é a Dark Lager, de coloração escura, baixa fermentação, boa carbonatação e muito refrescante. É uma cerveja originária de Praga, República Tcheca, e mais comum no Leste Europeu. Seu caráter principal é o equilíbrio entre a base mais maltada, devido o uso de maltes mais modificados, Vienna com maltes caramelo a tostados e lúpulos nobres, no caso o Mantiqueira e Lublin. Muito agradável ao paladar, com elevado drinkability, predominam sabores complexos e equilibrados de chocolate, caramelo, nozes e café, muito bem combinados com os aromas dos lúpulos. Amargor também ajuda a balancear o residual mais doce dos maltes. As características da cerveja são: ABV - 4,5%, IBU - 25 e coloração âmbar.

As cervejarias Landel de São Paulo e Three Monkeys do Rio de Janeiro também fizeram produções colaborativas, em edição limitada, para serem apresentadas no Mondial de La Bière. Todas as cervejas foram feitas na fábrica do ICB - Instituto da Cerveja Brasil - a partir do lúpulo plantado e colhido em Campos do Jordão. A Landel produziu uma Sour Coffee, com café em sua composição, e a Three Monkeys, uma Pilsen com fermentação tipo Ale, que foca no paladar tradicional, com bastante sabor de malte e lúpulo.

Túlio Silva, mestre cervejeiro da Verace, ressalta a importância desse convite para a cervejaria. "Significa muito, principalmente por se tratar da primeira vez em 20 anos de história que a Baden Baden chama outra cervejaria para produção de uma colaborativa. Apenas três cervejarias foram convidadas e nos orgulhamos muito de sermos a representante de Minas Gerais. Demonstra que o todo o nosso esforço para produzir cervejas de alta qualidade está sendo reconhecido. O convite veio direto, através da área de Marketing da Heineken, proprietária da Baden Baden, e viabilizado através do ICB (Instituto de Cerveja do Brasil)", comemora.

Sobre a Verace 
A Verace já nasceu conquistando muitas medalhas e prêmios em grandes concursos nacionais e internacionais com suas cervejas. Lançou diversos rótulos e ainda recebeu novos sócios, com a entrada do Grupo PGS. "Posso resumir que o primeiro ano da Verace foi de muito aprendizado e conhecimento sobre o mercado cervejeiro. O segundo ano definitivamente foi marcado pela consolidação da marca, pois é uma marca hoje conhecida principalmente por sua alta qualidade e já nos preparamos para o terceiro. Este, com certeza, será o ano mais importante de todos, pois queremos ampliar nosso mercado consumidor, além do conhecido nicho cervejeiro, para que todos conheçam e tenham acesso às nossas cervejas e possam encontrá-las facilmente. Este é o nosso grande desafio", declara Marcelo Paixão, um dos novos sócios da cervejaria.

A Verace é uma cervejaria que chama atenção pelos números que apresenta, mesmo sendo tão jovem. A cervejaria iniciou sua trajetória com uma capacidade de produção de 30 mil litros por mês, em agosto de 2016. A primeira ampliação se deu em janeiro de 2017, com uma nova capacidade de produção de 40 mil litros/mês e, em outubro de 2017, foi para 55 mil litros/mês. É um crescimento importante para uma cervejaria tão nova, em um mercado em amplo crescimento. A expectativa é que, para os próximos dois anos, a produção chegue a 110 mil litros/mês, além da conquista de novos mercados consumidores.

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

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Ninkasi Beer Club