Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Disciplina eletiva “Ciência da Cerveja” dá origem a glossário com mais de 700 verbetes sobre o universo cervejeiro



Por Milena Favalli Simão 

O eBook “Glossário cervejeiro: da cultura à ciência”, livro que apresenta mais de 700 verbetes relacionados ao universo das cervejas, foi desenvolvido e lançado recentemente pelo professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, Gabriel Gerber Hornink, e pelo mestre cervejeiro Gabriel Galembeck. A proposta para escrever um glossário surgiu em 2017, durante a disciplina eletiva “Ciência da Cerveja”, elaborada a partir dos conhecimentos de Bioquímica que fundamentam o processo de produção de cervejas.

A organização da disciplina, ofertada para os discentes dos cursos de Biologia, Química, Biotecnologia, Farmácia e Nutrição, contou com o apoio da ex-aluna do doutorado em Ciências Fisiológicas da UNIFAL-MG, Kamila Leite Rodrigues, cuja tese resultou na produção de uma cerveja a partir de grãos de kefir, alimento probiótico e funcional com características anti-inflamatórias. A pesquisadora trouxe contribuições sobre a prática do trabalho em uma microcervejaria, visto que atualmente possui uma cervejaria artesanal em Paraguaçu-MG.

Nas aulas, os alunos descobrem os fundamentos da produção cervejeira e, também, elaboram uma simulação de produção, na qual precisam criar os nomes das cervejarias, da cerveja, o rótulo e a receita, bem como analisar o fluxo de produção, os custos e as questões ambientais. De acordo com o Prof. Gabriel Hornink, as atividades têm sido produtivas: “tenho conhecimento de alunas/os que fizeram a disciplina e que estão produzindo cerveja em casa, inclusive uma aluna da Química está com um empreendimento próprio de produção de cerveja em Itaocara-RJ”, relata, citando a discente Bianca Soares Vitto.

Após perceber a dificuldade enfrentada pelos alunos para encontrar informações sobre o universo cervejeiro, o professor teve a ideia de elaborar um livro com os principais conteúdos da área. “Muitos dos materiais específicos sobre o assunto são em inglês, o que gera um problema de acesso. Com isso, comecei a sistematizar os verbetes, a partir das aulas que foram montadas para a disciplina, e a aprofundar os estudos, tanto para o glossário como para a segunda edição da disciplina”, afirma o Prof. Gabriel Hornink.

Para consolidar o projeto, o docente contou com a ajuda do técnico-administrativo em educação, Vitor Renato Alves de Brito, e do professor do departamento de Bioquímica da UNIFAL-MG, Eduardo de Figueiredo Peloso. Já o mestre cervejeiro e engenheiro de alimentos Gabriel Galembeck foi convidado para revisar e aprimorar os verbetes, assumindo o papel de coautor da obra.

Sobre o resultado do trabalho, o Prof. Gabriel Hornink finaliza: “essa história mostra um pouco de como as iniciativas dos docentes podem transpassar pelo ensino, pesquisa e extensão, trazendo ótimos resultados para a formação dos estudantes e para a comunidade, ressaltando a importância e impacto da universidade pública no Brasil”.

Nesta edição, o glossário é composto por 712 verbetes e contém uma síntese esquemática do processo cervejeiro.

Acesse o livro, que está disponível para download em pdf ou ePub, no link: https://www.unifal-mg.edu.br/lme/cienciadacerveja/

Projeto de extensão

Para ampliar a discussão sobre o universo cervejeiro, um projeto de extensão será realizado com o apoio do técnico-administrativo em educação do departamento de Bioquímica da Universidade, George Augusto Veloso de Oliveira, que também é pesquisador da área. A proposta é que as atividades tenham início ainda este ano e contem com fóruns de discussão online, minicursos presenciais e lives no youtube.

Fonte: Unifal MG

https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2019/05/17/disciplina-eletiva-ciencia-da-cerveja-da-origem-a-glossario-com-mais-de-700-verbetes-sobre-o-universo-cervejeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club