Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Cervejaria Cabeça de Dragão no Mondial de la Bierre em Montreal


A Cervejaria Cabeça de Dragão foi convidada no começo de 2018 para fazer parte da Rota Cervejeira do RJ. Após isto, acabou surgindo a oportunidade de participarem do Mondial de la Bierre em Montreal. A Cabeça de Dragão e a Born2Brew são as únicas representantes da Rota Cervejeira RJ, no caso, as duas de Nova Friburgo presentes no evento no Canadá que ocorre de 06 a 09 de junho de 2018. 

Cervejaria Cabeça de Dagrão

A cerveja:

Nome da Receita: Mountain JamEstilo: American Pale Ale
Graduação Alcoolica: ( ABV ): 6%
Amargor: ( IBU ): 36 
Garrafa: 600 ml 
Chope: 30/50 lts

Equilíbrio. Essa palavra defini muito o resultado final da nossa receita. Com Dryhop do Lúpulo americano Citra e quatro maltes diferentes, o resultado final foi uma alta drinkability, cor acobreada, amargor gentil e notas cítrica e florais no aroma.

História
A Cervejaria Cabeça de Dragão nasceu no Parque estadual dos Três picos ( entre Nova Friburgo e Teresópolis ), à 1200 m de altitude aos pés do conjunto das mais altas montanhas da Serra do Mar, dentro do Refúgio Três Picos, abrigo de montanha com capacidade para até 17 pessoas, com 4 quartos para casais e 1 alojamento para 11 pessoas, contando ainda com infra-estrutura para camping, restaurante, piscina e uma bela cascata natural. Possuímos uma Cozinha Cervejeira para aprimoramento de receitas, plantação experimental de Lúpulo, espaço para cursos e palestras. Periodicamente realizamos diversos eventos artísticos e ambientais, tais como o Salinas Rock Festival ( já na quinta ediçāo ) em parceria com a ONG, Centro de Estudos e Conservação da Natureza – CECNA. O nome da Cervejaria vem da montanha que fica localizada no parque, com trilha de fácil acesso, e aproximadamente 4 horas de caminhada ida e volta.

Quem somosJosé Augusto Mattos - Engenheiro florestal , montanhista e cervejeiro, já produz cerveja a pelo menos 6 anos e fez os mais variados cursos referentes ao universo cervejeiro. Responsável pela elaboração e controle de receitas dos mais diversos estilos, Zézinho, como é conhecido na região, é frequentador da região desde a década de 80 e hoje em dia se estabeleceu como morador de Três Picos onde contribui com a preservação local assim como a divulgação e manutenção da cena cervejeira da região.

Ugo Perrotta - Auto didata, começou a fazer cerveja em 2015, e todo resto que aprendeu foi na prática, morando no Refúgio Três Picos. Músico com 30 anos de carreira, no universo do blues, tocou e gravou com artistas de blues nacionais e internacionais, tours por todo o Brasil e no exterior, 20 Cds gravados e foi como produtor da banda Blues Etílicos que em 2011 entrou de cabeça no mundo das cervejas artesanais, lançando a cerveja da banda que foi produzida na Mistura Clássica com supervisāo do mestre cervejeiro Severino Batista.

Amigos a pelo menos 30 anos, Niteroienses, quando o Ugo fui morar em Nova Friburgo, em um encontro no bar América, para surpresa de ambos, descobriram que tinham mais uma coisa em comum, os dois estavam produzindo cervejas artesanais. A partir daí, Produziram juntos a primeira receita, uma American Pale Ale e de cara, a primeira leva ficou maravilhosa. De lá pra cá, repetiram a receita diversas vezes e foi aí que nasceu a primeira cria e carro chefe da cervejaria, a APA com um nome muito sugestivo - Mountain Jam.

O Lançamento oficial
Em Dezembro de 2017 veio o Lançamento oficial da cerveja que foi ciganeada na cervejaria Paquetá, localizada em Nova Friburgo, e foi em grande estilo. A estréia foi durante o evento internacional Gamboa in Blues, realizado pelo Mississippi Delta Blues bar na zona portuária do Rio de Janeiro, com participação de vários artistas internacionais da cena Blues Americana e Inglesa, entre eles Bob Stroger, lendário baixista de chicago que atuou ao lado de lendas do Blues como Muddy Waters, Howlin Wolf entre outros. Depois disso vieram os lançamentos no aclamado Botto Bar da praça da Bandeira, Barra da Tijuca e Botafogo com diversas Jam Sessions e com grande aceitação dos amantes das cervejas artesanais. O sucesso foi imediato e hoje em dia já se pode encontrar a nossa APA Mountain Jam on Tap em diversos bares do Rio, da Barra ao Centro. Em breve anunciaremos o nosso próximo lançamento.

Nosso Objetivo
Divulgar o potencial turístico/Cervejeiro não só de Nova Friburgo, mais de todas as cidades serranas que fazem parte da Rota Cervejeira, atraindo assim turistas amantes das artesanais sedentos por novidades, promover eventos cervejeiros/musicais itinerantes com nossos parceiros em comum, atraindo uma nova geração para o mundo das cervejas de qualidade, divulgando assim, o grande potencial da região.

O que um montanhista e um bluesman tem em comum?
Abra a sua garrafa, escolha a sua via, respire fundo e deguste o verdadeiro sabor das montanhas!!!

Bem vindos a nossa grande Jam Session cervejeira,
Saúde!

Facebook:
https://pt-br.facebook.com/cervejacabecadedragao/
Instagram:
@cervejacabecadedragao
Twitter:
@cervejariacdd
Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=uUlL32wmEbg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club