Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Monjolo Imperial Porter - Degustação nº 988



A Tupiniquim começa fazendo referencias ao nosso país já com o nome da cervejaria. Com intuito de levar a cerveja nacional para o mundo, e fazer uso de ingredientes regionais, ela também carrega um pouco da história do país em seus rótulos. O nome de Monjolo deriva de um artefato antigo utilizado por escravos para socar grãos. A cerveja se trata de uma Imperial Porter, derivada de grãos de malte escuros, tais como o café socado pelo Monjolo. Excelente para acompanhar sobremesas ou ser a última cerveja do dia

Cervejaria: Tupiniquim
País: Porto Alegre-RS (Brasil)
ABV(%): 10,5
Estilo: Imperial Porter
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração preta e opaca. Sua espuma de cor castanho escuro apresentou baixa formação e pouca persistência, sem formar transição de renda no copo. 

No aroma, o malte remete a café, chocolate, tostado, queimado, além de baunilha e leve amadeirado. Uma cerveja bem complexa! Lúpulo imperceptível. O álcool é perceptível, mas não atrapalha o conjunto. O sabor, gosto de café, torrefação, chocolate e baunilha. Amargor proveniente da tosta do malte. 

O aftertaste é duradouro e amargo. Corpo alto e carbonatação baixa. A cerveja apresenta baixo drinkability. Muito boa!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club