Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Mestre Cervejeiro ensina o copo certo para beber vários estilos de cerveja artesanal

Mestre Cervejeiro ensina o copo certo para beber vários estilos de cerveja artesanal 

As cervejas artesanais, conhecidas por serem mais encorpadas, com texturas, sabores, aromas e cores mais marcantes, exigem copos apropriados para cada estilo. É ele que ajuda a preservar o famoso colarinho”, assim como outras características próprias da bebida. Luciano Fialho, o mestre cervejeiro da cervejaria Debron Bier, explica os copos certos para as cervejas do tipo Pilsen, Pale Ale, Weizen, IPA, Stout, Witibier e Vienna. 

Cerveja Pilsen e Vienna - o copo “Pilsner” é o mais comum entre os brasileiros, assim como a bebida que ele serve: a cerveja do tipo Pilsen. O copo possibilita a formação de um colarinho mais cremoso no topo e direciona o aroma para o nariz. 

Cerveja Pale Ale - Talvez o mais versátil dos copos, a caldereta é um coringa, apesar de ser voltado para as cervejas do tipo Pale Ale. Com capacidade para pouco mais que 300 ml, ele também é chamado de Shaker. Muito comum encontrá-lo em choperias.

Cerveja Weizen - O copo leva o mesmo nome da cerveja: Weizen (ou Weissbier). São taças grandes e altas, para comportar toda a bebida da garrafa (500ml) e ainda deixar o espaço para a extensa espuma, como sugere a tradição do estilo. O bojo perto da boca auxilia na formação do colarinho e concentra os aromas.

Cerveja Stout - O modelo Snifter, são os mais indicados. Eles conseguem capturar os aromas e ainda permite movimentos rotativos leves do líquido. O copo, muito utilizados em conhaque, ainda permite que a pessoa dê grandes goles sem que a espuma entre em contato com o rosto de quem bebe. 

Cerveja Witibier - A cerveja do estilo Witibier não pede formação de espuma. Dessa forma, os copos não precisam ter a boca tão fechada, fazendo com que o modelo Tumbler seja o ideal. São copos que não possuem hastes, são de base plana e boca com diâmetro igual ou maior que a base. 

Serviço: 
DeBron Bier - Endereço: Estrada da Batalha, 1832, Galpão C / Jardim Jordão – Jaboatão dos Guararapes. Telefone: 3342 4087 . Funcionamento Fábrica: Seg a sexta: 07 às 17h / Sábado 07 ás 12h 

Fonte: 4 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club