Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

As cervejarias artesanais nos EUA que destoam da obsessão pelas IPAs

Esta é uma reportagem de Roberto Fonseca da edição 19 da Beer Art, reproduzida a seguir em três partes


Eric, Jack e Sam Hendler, sócios da Jack's Abby
Eric, Jack e Sam Hendler, sócios da Jack's Abby, que derrubou preconceitos sobre as Lagers em Framingham, perto de Boston (Foto: Divulgação)

Qual a primeira coisa que vem à mente quando se fala em APAs, IPAs, IIPAs, Black IPAs (ou IBAs) e congêneres? Se você pensou em lúpulo ou nos Estados Unidos, acertou. Mas essas siglas trazem uma outra informação que, muitas vezes, passa despercebida aos olhos dos consumidores: a letra A, de Ale, ou cerveja de alta fermentação. Em termos de variedade de estilos, o mercado cervejeiro artesanal norte-americano pende muito mais para as Ales do que para as cervejas de baixa fermentação. Parte da propaganda dos craft brewers, aliás, se baseia na crítica às "fizzy yellow Lagers", ou cervejas amareladas e efervescentes produzidas pelas grandes indústrias do setor. Longe dessa visão aparentemente maniqueísta, porém, há belas Lagers sendo servidas nos EUA, e algumas cervejarias dedicadas exclusiva ou majoritariamente a criá-las.

Confira a seguir nos p´róximos posts três bons exemplos em cervejarias visitadas em três Estados americanos (A Jack's Abby em Massachusetts, A Heater Allen no Oregon e a Sudwerk na Califórnia).

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club