Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Oktoberfesteiros aprendem como fazer cerveja em Blumenau

O casal de Fortaleza (CE) Melissa Freitas e Diego Lima, de 31 anos, é apaixonado pela bebida e veio de longe para aprenderFoto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Por Fernanda Ribas - fernanda.ribas@santa.com.br

Quem aprecia cerveja não se contenta apenas com a Oktoberfest. É preciso ir um pouco mais além. Conhecer os ingredientes, decifrar a fermentação, sentir aromas e descobrir o que é que a bebida mais consumida da festa tem de tão especial. E é em uma sala de aula que os visitantes tiram todas essas dúvidas. Esqueça o quadro negro e o caderno. Em uma escola onde o assunto principal é a cerveja, o cenário é mais parecido com o de uma cozinha, onde os alunos precisam botar a mão no malte para entender como é que se faz.

O curso de produção de cerveja é oferecido pela Escola Superior de Cerveja e Malte, no Salto do Norte, em Blumenau. Com duração de duas horas, os alunos aprendem noções teóricas e sobre os diferentes estilos e escolas da bebida. O professor e sommelier de cerveja Cléverson Tambosi explica que para os dispostos a aprender a produzir a cerveja é necessário paixão pela bebida, tempo e muita paciência. Com R$ 1 mil é possível comprar o maquinário necessário para fazê-la em casa. Mas a tarefa não é tão simples como tomar alguns goles em uma noite de festa na Vila Germânica.

— Não tem maneira melhor de aprender do que acompanhar toda a produção. Se for fazer cerveja, cuidem na hora de beber, porque o processo exige cuidado e tempo — diz o cervejeiro.

Em uma aula como essa, oferecida aos visitantes que têm um tempinho de sobra para se aprofundar no assunto, não faltam dúvidas. Todos querem saber os segredos para fazer a própria bebida, mesmo que no minicurso os alunos só aprendam as primeiras etapas da produção — para seguir a receita é necessário cerca de um mês desde a moagem até o engarrafamento. Apesar de o processo não ser tão simples, a matéria-prima é quase sempre a mesma: malte, lúpulo, levedura e água.

Quer ler a matéria completa e saber como se inscrever no curso? Acesse: http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/10/oktoberfesteiros-aprendem-como-fazer-cerveja-em-blumenau-4876866.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club