Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Cerveja artesanal de Teresópolis ganha destaque estadual


Depois de viver diferentes identidades, passado por cidade dos Festivais, do Futebol Pentacampeão do Mundo, Capital Nacional do Montanhismo, entre outros, Teresópolis começa a se destacar também dentro da área da produção de cerveja artesanal. Prova disso foi a premiação recebida pelos irmãos Robson e Fábio Ribeiro, criadores da cerveja Genebier, que acaba de ganhar um prêmio concedido pela ‘Acerva Carioca’, associação que acompanha e apoia os cervejeiros artesanais fluminenses. Para falar sobre o prêmio, os irmãos Robson e Fábio receberam o DIÁRIO na cervejaria artesanal onde fazem a sua produção.

De inicio um pouco de história. Eles contaram que a vontade de fabricar o produto vem do ano em que a cidade foi marcada pela tragédia. Em 2011, Robson fazia curso de pós-graduação e teve contato, através de um amigo, com rótulos de cervejas artesanais. “Aquela foi a primeira experiência que a gente teve com a cerveja especial. Quando ele me falou que seria possível fabricar aquilo em casa, fiquei interessado. Fiz então o curso do João Veiga, mestre e fundador da Acerva Carioca e daí buscamos ensinamentos e aperfeiçoamentos para produzir a nossa cerveja”, detalha.


Homenagem ao pai a escolha do nome “Genebeer” veio de uma conversa em família. Entre sugestões, surgiu a possibilidade de homenagear o pai, Geneci. Veio então a composição “Gene” do pai, com “beer”, cerveja em inglês. “Inicialmente o foco era tentar entrar no ramo e trazer turismo, fomentar atividades comerciais e industriais para o município de Teresópolis naquele momento que era crucial, após uma catástrofe que todos nós presenciamos. Essa vocação turística estava abalada e segue assim até hoje. 

A outrora ‘Cidade dos Festivais’ está precisando retomar esse caminho e esse ramo de cerveja artesanal é algo que está em moda, não algo passageiro, mas permanente e que acaba ficando sedimentado dentro das famílias, cuja tendência é de que siga pelas gerações futuras”, avalia Robson. Segundo o cervejeiro artesanal, que atua na profissão de engenheiro, até as pessoas que não gostam de beber cerveja mudam de opinião quando degustam o produto artesanal. “Tenho amigos que são bebedores de vinho e que quando começaram a tomar cervejas artesanais, com paladares, sabores e aromas bem específicos e diferentes daquilo que estão habituados, passaram a ser degustadores de cerveja”, garante. 

Advogado por profissão e cervejeiro por paixão, Fábio Ribeiro conta que a possibilidade de participar de um concurso veio depois que a cerveja premiada foi criada. “Dentro da linha de fabricação a gente sempre busca uma receita diferenciada. O cervejeiro caseiro artesanal sempre busca um produto com um tom especial, e nós decidimos ter uma fabricação, uma brassagem diferente. Partimos então para uma doppelbock, uma cerveja mais forte do que a bock. Fizemos e ela ficou muito boa. Fomos experimentando, mostrando para os amigos. Depois dessa criação veio o concurso estadual e, como nós tínhamos essa receita, resolvemos mandar. Tivemos então a sorte de sermos premiados em primeiro lugar nesse estilo”, detalha o criador. 


Setor em ascenção Segundo os irmãos, Teresópolis tem se destacado cada dia mais nesse setor. Além deles, outros cervejeiros artesanais da cidade também tiveram seus trabalhos reconhecidos regional e nacionalmente. “A cerveja artesanal vem para desmistificar e quebrar aquele rótulo de que o cervejeiro é um beberrão. Na verdade, o cervejeiro artesanal é um degusta dor. A gente sempre buscar o melhor, aperfeiçoando nossas técnicas. 

Tem muita gente boa aqui, como o Gabriel de Martino, eleito o maior do Brasil por uma revista especializada. É um celeiro de vocações e talentos. Estamos nesse meio para levar isso a frente, para transmitir nosso conhecimento”, afirma Robson. Os irmãos ministram cursos para futuros apreciadores da arte da cervejaria artesanal. Interessados em degustar seus produtos e participar dos cursos podem entrar em contato com os telefones (21) 96443-8102 ou 99643-0775. 

Fonte: Net Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club