Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 9 de maio de 2015

Cerveja Carlsberg tira sarro de propaganda fitness

Anúncios no metrô de Londres: Protein World e piada da Carlsberg 


São Paulo - A marca de cerveja Carlsberg causou muitas risadas no Reino Unido na última semana após tirar sarro de outra marca.

Tudo começou quando a Protein World, marca de suplementos esportivos e fitness, criou um anúncio dizendo "Are you beach body ready?", ("O seu 'corpo de praia' está pronto?"), se referindo à "necessidade" das pessoas de entrarem em forma para o verão. No anúncio, uma modelo magra e de biquíni.

A Carlsberg não perdeu tempo e criou a sua versão do anúncio: pôs uma garrafa de cerveja usando uma sunga e a frase: "Are you beer body ready?" ("O seu 'corpo de cerveja' está pronto?"). Embaixo, escreveu: "Probably" ("Provavelmente").

O ponto alto aconteceu no metrô de Londres, quando os dois anúncios ficaram lado a lado.

"Você não precisa, provavelmente, do melhor corpo para aproveitar uma cerveja na praia ou em um pub", a marca escreveu no Twitter.
Críticas

Muita gente criticou a campanha da Protein World, por reforçar estereótipos sobre beleza e vitimizar pessoas que fogem dos "padrões" estabelecidos pela marca.

Ingleses, por exemplo, compartilharam nas redes sociais fotos dos anúncios no metrô. Estavam todos pichados com furiosas críticas. Em um deles, a pessoa pintou e escreveu de modo a aparecer a frase "Todos os corpos estão prontos". Em outro, escreveram: "O seu corpo não é um commodity".

A Dove também respondeu, com sua campanha de "real beleza": pôs três mulheres em uma imagem dizendo "sim, estamos prontas", sobre ter ou não o corpo pronto para o verão. Você pode ver a imagem aqui.

A Advertising Standards Authority, que regula a propaganda no Reino Unido, está investigando a campanha após as críticas e disse que os anúncios não deverão continuar do mesmo modo. 

A Protein World se defendeu das críticas, dizendo que não havia nada de errado. O chefe de marketing, Richard Stavely, disse que as críticas eram "fantásticas", pois dava audiência.

No Twitter, a marca chegou a discutir com alguns críticos. Para uma usuária, disse: "É OK ser gordo e fora de forma em vez de ser saudável? Nós somos uma nação de simpatizantes de gordos".

Para outra mulher, escreveu: "Por que transformar as suas inseguranças em nossos problemas?".

Fonte: Revista Exame

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Ninkasi Beer Club