Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Colaboração no copo


Simplicidade e baixo custo na área das cervejas chega ao Brasil com as colaborativas

Nos tempos do Cinema Novo, circulava o bordão libertário “uma câmera na mão, uma ideia na cabeça”. Em tempos de cervejas novas, uma ideia na mão e alguns copos na cabeça pode ser uma variação divertida daquilo que os cineastas procuravam: simplicidade e baixo custo. Mas as ideias e as formas originais de realizá-las na área das cervejas se tornaram uma tendência que tomou a Europa e os Estados Unidos — e que, claro, já chegou no Brasil: as colaborativas.

Basicamente, a cerveja colaborativa é resultado de uma cervejaria (ou de seu profissional) que se junta a outra para criar um rótulo exclusivo, de tiragem limitada, unindo os talentos de cada uma delas. Aconteceu isso com as duas marcas mais badaladas do momento entre os europeus, a dinamarquesa Mikkeller e a escocesa BrewDog, que lançaram a I Hardcore U (R$ 40,90, no Herr Pfeffer), em 2012, que, para muitos, é uma das melhores cervejas de todos os tempos. A mesma BrewDog pisou aqui e fechou parceria com a carioca 2 Cabeças para lançar a My Name is Zé, com uma carga dupla de maracujá, a dos lúpulos americanos, bem frutados, e a da própria polpa da fruta, que foi adicionada ao mosto, durante a fermentação.

A ideia de cerveja colaborativa derruba uma atitude milenar, meio mal-humorada, de se trancar segredos sob muros altos e portas pesadas das antigas cervejarias europeias. Um desses tesouros era a matriz do fermento, que dava um paladar característico em algumas cervejas nobres. Era um segredo industrial, confidencial, quase uma questão de estado.

O tempo passou e eis que as essas antigas cervejarias se abrem às colaborações. Uma delas, a St. Feuillien, belga, secular, espetacular, juntou-se à nossa Colorado para lançar a Marguerite (R$ 13,99 no Beerplanet.com), uma cerveja no estilo “saison”, com uma segunda fermentação em garrafa, próximo do que se faz com o champanhe. Outra ação da cervejaria belga é a festejada Belgian Coast IPA, que celebrou o encontro com a Green Flash, na Califórnia, do outro lado do mundo. Em comum aos dois rótulos, densidade, frescor, amargor gentil e muitos aromas de caramelos e frutas secas, especialmente no caso brasileiro, já que a rapadura foi um dos ingredientes usados não só para o paladar, mas também para o aprendizado dos europeus.

Uma cerveja que vai chegar oficialmente no mercado, em junho, a Miwok, começou exatamente assim: colaboração. Aconteceu em março, quando o cervejeiro profissional Afonso Dolabella, um ex-publicitário que, hoje, faz consultoria em todas as áreas dos maltes e dos lúpulos, fez a sua cerveja em parceria a convite da carioca Röter, que entrou com a sua estrutura e o convidou a entrar com a sua receita e seu savoir-faire. Produziram um lote inicial de mil litros de chope. A expectativa foi tão grande que uma multidão seguia cada barril, que chegava em dias marcados em bares diferentes do Rio, em uma divertida peregrinação dos cervejeiros cariocas.

Os casos de colaboração no Brasil se multiplicam com belos resultados. Há exemplos multinacionais, como o da gaúcha Tupiniquim e os cervejeiros da Evil Twin, de Copenhague. Eles estão no mercado com a Mojolo, uma cerveja porter, escura, encorpada. E há casos domésticos como o da Foxy Lady Crazy Rocker, uma american pale ale de Campinas, que contou com a parceria da Dortmund, de Serra Negra, São Paulo. Estão no Bistrô Bobinot, na Tijuca, por R$ 33 e R$ 28. Ideias na mesa, enfim, que mereciam o registro de uma câmera na mão.



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Ninkasi Beer Club