Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Cerveja CaoS poderá ser degustada no Food Park Butantã, no sábado, 23 de maio

Para este inverno, foram produzidos apenas 2 mil litros da Doppelsticke (Foto: Divulgação)

Cerveja de um estilo raro (Doppelsticke), a sazonal Bamberg CaoS chega aos pontos de venda a partir da última semana de maio. Foram produzidos apenas 2 mil litros da bebida, a serem vendidos em garrafas de 355ml nas unidades Bamberg Express e lojas parceiras. Uma oportunidade de degustar a cerveja será no sábado, 23, no Food Park Butantã, na capital paulista.

Para conferir a ficha da cerveja, clique aqui. Alexandre Bazzo, mestre-cervejeiro e fundador da Bamberg, explica como surgiu a CaoS:

“O fato de ser um estilo ainda em aberto nos dá a liberdade de inovar, de criar. A CaoS é uma interpretação minha do estilo, baseada em estudos históricos e degustações de outros exemplares produzidos no mundo. Além de ela ser mais lupulada do que as tradicionais, leva uma variedade de lúpulo alemão que confere um sabor sutil e aromas cítricos”.

Com raiz em Alts tradicionais, o estilo é um dos casos de “erro sublime”. Conforme a Bamberg, reza a lenda que um cervejeiro, na tentativa de produzir uma Alt, "pesou" a mão no malte e tentou balancear a cerveja com lúpulo. Como resultado, surgiu uma bebida mais alcoólica, encorpada e amarga do que versão original. O modo de preparo e os ingredientes utilizados nas cervejas de estilo Doppelsticke são passados até de cervejeiro para cervejeiro, mas cada uma tem um toque pessoal. Daí o complemento sticke no nome, que no dialeto local de Dusseldorf, na Alemanha, quer dizer segredo.

“Essa é uma cerveja complexa, para aqueles que já são grandes apreciadores da bebida há um tempo", acrescenta Alexandre. "Suas características não são fáceis para quem está começando a transitar pelo universo das cervejas especiais, mas as torna perfeita para quem busca por novidade e riqueza em termos de sabores. A CaoS também é ideal para o clima frio do inverno”.

Fonte: Revistya Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club