Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Cervejaria Noi recebe o primeiro selo Niterói Cervejeiro

A marca niteroiense, pioneira no setor, atendeu a mais de 50 critérios da comissão julgadora municipal. Fotos: Bruno Eduardo Alves
 
A Cervejaria Noi recebeu nesta quinta-feira, 1º de agosto, o primeiro selo Niterói Cervejeiro, criado junto com a lei municipal nº 3.288 para reconhecer e valorizar a fabricação de cerveja artesanal no município. Uma comitiva da prefeitura formada pelos secretários municipais Luiz Paulino Moreira Leite (Desenvolvimento Econômico), Eurico Toledo (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade), Miguel Vitoriano (Participação Social) e Dayse Monassa (Seconcer) esteve na Nostra Casa Della Birra, a fábrica da marca, em Itaipu. Antes da solenidade os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar uma visita guiada com o sócio-fundador da Noi, Osmar Buzin e as diretoras Bianca Buzin e Beatrice Signor.  

O selo Niterói Cervejeiro é concedido após a análise de mais de 50 itens por uma comissão formada por representantes da Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Universidade Federal Fluminense e da Firjan. A Noi foi a primeira a cumprir todas as exigências da comissão de avaliação, que inclui até uma política de não agressão ao meio ambiente no processo de fabricação e tratamento dos resíduos produzidos.

Luiz Paulino Moreira Leite, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, comentou que a prefeitura busca incentivar e dar a chance ao produtor artesanal de estabelecer e expandir seu negócio, respeitando a regulamentação municipal. “A lei dos cervejeiros era um sonho para quem produzia em Niterói, mas não tinha como se instalar, nem contava com esse conjunto de práticas socioambientais e sanitárias. O selo é um atestado que diz que a empresa contribui para o desenvolvimento econômico da cidade, respeitando a sustentabilidade e toda a legislação vigente”, disse Luiz Paulino.

Para Osmar Buzin, fundador da Noi, o selo é um reconhecimento das boas práticas da empresa. “Descobrimos desde cedo o valor das cervejas artesanais e percebi que tinha tudo para fazer um rótulo de sucesso no país. Antes mesmo da construção da fábrica, já tínhamos seis receitas prontas. Desde então, a Noi ganhou mais de 40 concursos nacionais e internacionais, e a nossa cidade de Niterói sempre é apresentada em cada participação nossa”, finalizou Osmar Buzin.

Sobre a Cervejaria Noi  
Noi significa “Nós” em italiano e isso resume nossa essência. Fundada em 2011, a Cervejaria Noi é uma empresa familiar que tem orgulho da sua origem italiana, de ter nascido em Niterói e de produzir cerveja para todos os paladares. Noi é beber junto, é unir pessoas, é comemorar. 

A família Noi é composta por onze rótulos de linha e cinco sazonais (Fuoriserie): Avena (Belgian Pale Ale), Amara (Imperial IPA), Bárbara (Wood Aged Barley Wine),  Bionda (Pilsen), Bionda Oro (Pilsen Premium), Bianca (Weiss), Cioccolato (RIS), Cioccolato Barile (Wood Aged Imperial Stout), Diavolo (Belgian Strong Ale), Fiorella (India Pale Ale), Noi Low Carb (Pilsen), Nera (Schwarzbier), Passione (Belgian Strong Ale), Rossa (Irish Red Ale), Sicilia (Witbier) e Tramonto (American Wheat). E como toda família, sempre pode chegar mais um!

Fonte: Approach Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club