Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Cervejaria Loba conquista duas medalhas na segunda edição da Copa Cerveja Brasil

Mestre cervejeiro Kelvin Azevedo. Foto: Francisco Dumont

A Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) acaba de divulgar os vencedores da 2ª Copa Cerveja Brasil, realizada durante a ExpoBrew em Vitória, na semana passada. Foram entregues ao todo 99 medalhas, de 70 estilos diferentes. A Cervejaria Loba levou o ouro na categoria Aged Beer com a sua Loba Old Ale e também o bronze na categoria American-Style Wheat Wine Ale, com sua Loba Wheatwine. As duas foram as únicas cervejas premiadas nessas categorias.

A Copa Cerveja Brasil avaliou mais de 700 amostras, de mais de 170 cervejarias. Foram três dias de avaliações, envolvendo mais de 40 especialistas de todo o país. Esta foi a sua segunda edição e serviu para consolidar a importância do concurso e a evolução do setor no país. Em relação à primeira edição, teve um aumento de 64,9% de marcas inscritas e um aumento de 27,11% nas amostras recebidas.

A Loba Old Ale possui aroma profundamente maltoso, com caramelo frequentemente aparente. Esteres e álcool são presentes e lúpulo de baixo a moderado. Ela é maltosa e frequentemente doce, sugerindo sobremesa. Seu corpo é cheio, apresentado uma viscosidade espessa e pesada, com calor alcoólico macio, já que este equilibra com dulçor do malte. Possui 9% de teor alcoólico e 60 IBU.

Já a Loba WheatWine é uma cerveja de rica textura, com significativo sabor de grãos, pão e com um corpo elegante e limpo, de álcool elevado, para ser sorvida, isto é, ingerindo a cerveja lentamente, em pequenos e espaçados goles. A ênfase está, em primeiro lugar, nos sabores de pão e trigo, com interessante complexidade, devido ao malte, o lúpulo, as características frutadas da levedura e a complexidade do álcool (ABV:11%). A WheatWine já recebeu outros três prêmios, incluindo o ouro no concurso Brasileiro (Blumenau) em 2019 e prata em 2018.

A Cervejaria Loba está instalada em uma área de cinco mil metros quadrados, dentro de uma fazenda na cidade de Santana dos Montes. Possui hoje 19 rótulos e entre suas receitas estão diversos rótulos premiados.

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club