Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Roteiro Gastronômico conquista paladar de moradores e turistas em Blumenau

Restaurantes comemoram os resultados. Em alguns estabelecimentos, a demanda pelos pratos especiais dobrou nos primeiros quinze dias de evento.

O Roteiro Blumenau Gastronômico chegou a sua 8º edição e, além de ser um evento de destaque no calendário gastronômico de Santa Catarina, o roteiro vem se firmando como um atrativo turístico da cidade. Contribui também para movimentar economia do município. “A aceitação desta edição está sendo ótima, acima das edições anteriores. Na primeira semana tivemos que produzir em dobro, até durante o funcionamento, pois os clientes praticamente só pediram o prato que elegemos para o Roteiro”, enfatiza Caio Fontenelle, proprietário do restaurante Figueira.

Com a participação de 32 estabelecimentos, como restaurantes, bares, botecos e confeitarias, neste ano o Roteiro teve um crescimento de 45,5% em relação à edição anterior. Para o organizador, Develon da Rocha, o evento está ganhando força a cada ano. “O Roteiro vem atraindo novos parceiros abrindo novas possibilidades, sempre com o objetivo de promover a gastronomia e economia local; incentivando também o turismo e aproximando o público dos estabelecimentos da cidade,” acrescenta Rocha.

O diferencial do evento é o seu formato em circuito gastronômico, ou seja, durante o evento, cada restaurante serve, em seu estabelecimento, um prato exclusivo ou uma nova forma de apresentação para o consumo, tudo com um delicioso toque regional. Outro atrativo são os preços, que variam de R$ 8,90 a R$ 69,90.

Para o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, o roteiro representa a valorização da nossa riqueza gastronômica, que agrada a todos os gostos, além de ser um estímulo para a economia local. "O Roteiro Gastronômico é uma excelente ferramenta para o incremento da atividade turística e para a divulgação cultural da cidade. O evento também é uma oportunidade de as famílias blumenauenses e da região conhecerem os restaurantes e bares de Blumenau," acrescenta Napoleão.

Conheça alguns dos pratos do roteiro e resultados apontados pelos estabelecimentos:

Costela Angus com cebolas gratinadas e batatas rústicas (Figueira): com o melhor corte de costela da raça Angus, assada ao ponto, acompanhada por cebolas gratinadas e batatas rústicas temperadas, o prato exclusivo do restaurante Figueira vem conquistando cada dia mais o público do Roteiro Blumenau Gastronômico.


Cross Brócolis (Gula’s Natural Food): um dos pratos mais curiosos da edição, a tapioca de cor verde com tempero de ervas, requeijão especial, queijo mussarela e brócolis já superou a marca de 200 tapiocas vendidas em 10 dias de roteiro. Segundo Eder Floriano, proprietário do Gula’s Natural Food, para a criação do prato a equipe colocou em prática a ideia de fazer algo diferente, saboroso, que chamasse atenção pelo seu layout verde e o resultado superou as expectativas. “Com isso surgiu a Cross Brócolis, uma tapioca diferente que veio para ficar”, acrescenta Floriano.


Nana Off (Nana Hamburgueria): elegeu um prato composto por hambúrguer 180g de carne bovina, alface, queijo gouda, cebola caramelizada na cerveja Das Bier Dunkel e bacon suculento. Segundo Nana Oliveira, chef do Nana Hamburgueria, o prato foi desenvolvido com os ingredientes favoritos da equipe da Offcina Coworking, parceiros do Nana, e os clientes aprovaram o novo prato. “Hoje ele já é o segundo hambúrguer mais vendido na casa, superando alguns hambúrgueres que já são tradicionais”, acrescenta Nana. A moradora do bairro Velha, Camila Klein, que prestigia o Roteiro Blumenau Gastronômico apoiando a iniciativa de conhecer novos pratos da culinária da cidade provou e aprovou o Nana Off. “O lanche é fantástico e cheio de sabor. Segue uma linha dos lanches que já existem na casa”, afirma Klein.


Porkchop Mit Burguer (Enter Buguer): inspirado em seu pai que sempre degustou de feijão com laranja ou banana, o chefe Evandro Reinaldo criou o prato exclusivo do Enter Buguer para a 8ª edição do Roteiro Blumenau Gastronômico. Com a mistura do doce de abacaxi e o salgado da carne e da costelinha suína grelhada, o prato é composto por pão exclusive e hambúrguer. Para finalizar, a apresentação é feita em cama de folhas, tomate e cebola, chimichuri e toque de pimenta calabresa com molho agridoce. “Neste mês, 60% dos pedidos são do prato do Roteiro, isso é resultado da dedicação do nosso chef na criação do prato, que conquistou o nosso público”, acrescenta Reinaldo.


Trilogia do Vale (Plaza Blumenau Hotel): Inspirados em ingredientes do vale do Itajaí, o chefe Richard Ricelle Ferreira Ribeiro do Plaza Blumenau Hotel criou o trilogia do vale. “Devido à cultura germânica peguei a linguiça Blumenau e fiz um risoto, depois testei um marreco e fiz confit, uma técnica francesa de cozinhar a carne na própria gordura, o repolho roxo inteiro confitado e assado por quatro horas. Depois refogado com vinho e açúcar caramelado”, descreve Ribeiro. 


Roteiro
Para facilitar a movimentação durante a 8ª edição do Roteiro Blumenau Gastronômico, está disponível no portal, o roteiro online (roteiro.blumenaugastronomico.com.br/roteiro/), com o objetivo de orientar os moradores e turistas sobre pratos disponíveis, a localização dos estabelecimentos, horários de funcionamento e outras informações.

Serviço
8ª edição do Roteiro Blumenau Gastronômico
Dia: 1º a 28 de fevereiro
Acompanhe
facebook.com/blumenaugastronomico
instagram.com/blumenaugastronomico
blumenaugastronomico.com.br

Fonte: Presse Comunicação Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club