Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Se fazer cerveja é bom, beber é melhor ainda

Granel recebe produtores de cerveja que degustam e avaliam receitas uns dos outros


João Luiz Dutra (E) e Luciano Mendonça lançam a cerveja Donna Ruth (Foto: Agência O Dia)


Fomos conhecer o simpático sócio do Granel de Santa Rosa, João Luiz Dutra, num dia de sabatina de cerveja caseira. É quando cervejeiros se juntam para degustar e avaliar as receitas uns dos outros. 

A produção de uma cerveja caseira até que é bem simples, basta ter uma panela e os ingredientes básicos — malte, lúpulo, fermento e água — mas acertar na receita é o X da questão. Usualmente, eles fazem a bebida só para os amigos e, acima de tudo, é coisa de apaixonado.




As cervejas são apresentadas em garrafas pet e as provas vêm com um questionário para a gente indicar o tipo, além de aparência, aroma e sabor. Mas têm tantas especificações em cada item que fica bem complicado avaliar. Sem falar que é preciso entender de carbonatação, fermentação, mosto etc. Foi uma aula e uma tarefa árdua para quem gosta mesmo é de consumir a cerveja... 

Depois da sabatina, fui conhecer a Donna Ruth, uma cerveja artesanal resultado de uma parceria entre o Granel e a Cervejaria Donna de Luciano Mendonça. Ela será lançada oficialmente em 18 de abril no Granel de Piratininga, mas já pode ser encontrada ali. Gostei muito! É de alta fermentação, tem 4,5% de álcool e aroma abiscoitado. De cor amarelo palha, ela não é filtrada, então fica um pouco turva. É suave e saborosa. Tem uma espuma cremosa e o sabor persiste. Após dois anos de experimentação, Luciano começou produzindo mil litros e agora já está em cinco mil. 

Consumimos com prazer algumas taças... E acompanhadas de fantásticos pastéis de angu recheados de camarão, carne seca e costela. A Donna Ruth harmonizou muito bem com os petiscos. 

Depois, João fez questão de nos apresentar ao premiado bolinho de arroz negro recheado. Uma delícia! Principalmente, os de frutos do mar. Sua irmã Vânia Dutra é quem cuida das iguarias que saem da cozinha. 

Para finalizar, fui desafiada a provar bolinhos de jiló harmonizados com a cachaça Boazinha. Impossível recusar... Ah, lá conhecemos o pessoal da Acerva — Associação de Cervejeiros — de Niterói e Cazé Nazier, cervejeiro que criou a receita da premiada achocolatada NOI.

Bolinhos de arroz negro (Foto: Agência O Dia)

Com uma carta das geladas que mais parece uma pesada apostila com tantos rótulos do mundo e de nossas cervejas, o Armazém e Botequim Granel é definitivamente um espaço cervejeiro. E nos proporcionou uma noite pra lá de agradável.

Coluna de Suzana Blass

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club